Uema dá início às atividades de V Semana de Música

Por em 11 de dezembro de 2013

Com objetivo de promover o debate sobre o ensino musical no Estado do Maranhão, a V Semana de Música da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com a temática central “Educação Musical: diversidade e desafio”, deu início à programação em cerimônia de abertura realizada ontem (10), no auditório do curso de Ciências Biológicas.

Estiveram presentes à cerimônia o vice-reitor Gustavo Pereira da Costa, que presidiu os trabalhos de abertura do evento; a pró-reitora de graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Candanedo Guerra; o pró-reitor de Administração, Walter Canales Sant’Ana; o pró-reitor de Planejamento, Antônio Pereira e Silva; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins; a diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Andréa de Araújo; e a diretora do Curso de Música-Licenciatura, Maria Goretti Cavalcante de Carvalho.

Durante a abertura do evento, o vice-reitor Gustavo Costa destacou a relevância do Curso de Música para a sociedade maranhense: “Esse evento é a consolidação de um curso que veio atender a um clamor da população do Maranhão, que aqui encontrou o vigor necessário para que tudo isso pudesse se materializar. Hoje temos a oportunidade de testemunhar os passos firmes dados em direção à consolidação de um curso, que continua a nos orgulhar desde os seus primeiros momentos, com sua originalidade, criatividade, criação de espaços que harmoniza e estimula a produção de novos saberes e práticas”, afirmou.

Para a professora Maria Goretti, diretora do Curso de Música, a 5ª edição do evento é uma oportunidade de debater a responsabilidade e a valorização do ensino da música nas escolas: “Lutamos pela valorização da dinâmica que caracteriza a cultura brasileira, da educação musical para crianças e jovens. Nesses termos, as ações do Curso de Música estão voltadas à responsabilização pela formação do educador musical, ativando em nossos formandos as lideranças que possam suprir as melhores lições de metodologias para o ensino da música”, explica.

Ao final da cerimônia, o público pôde apreciar apresentações musicais de alunos da Escola de Música do Estado do Maranhão, e musicistas locais. As crianças Alessandro Galhardo (11) e Nelson Cipriano (9) foram o destaque da noite, ao apresentarem no piano composições consagradas. “Eu comecei com quatro anos, e também toco outros instrumentos como percussão, violão, flauta e gaita. Sinto muita alegria quando estou tocando”, conta Alessandro.

Já Nelson Cipriano começou a se interessar por música aos sete anos e, desde então, toca em recitais, encontros e eventos culturais da Escola de Música e do Município. “Eu acho legal tocar piano. Eu tinha uma amiga que começou a estudar música e eu pedi para o meu irmão me ensinar”, relata.

A programação da V Semana de Música vai até o dia 13 de dezembro, e conta com minicursos, sessões de vídeos, palestras, apresentações de trabalhos, rodas de conversa e variadas apresentações musicais, como orquestras e bandas.