Uema Promove VI Seminário do PPBio

Por em 11 de dezembro de 2013

No início da noite de ontem (10), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizou a solenidade de abertura do VI Seminário do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), no salão de eventos do Rio Poty Hotel, na Ponta D’Areia que, nesta edição, traz o tema “Conservação e restauração da biodiversidade para uma sociedade sustentável”.

Estiveram presentes à cerimônia o reitor José Augusto Silva Oliveira, que presidiu os trabalhos de abertura do evento; o representante do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e diretor Museu Paraense Emílio Goeldi, Nilson Gabas  Júnior; o secretário adjunto da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec), Osvaldo Ronald Saavedra; a diretora-presidente da Fapema, Rosane Guerra; a representante do Instituto Chico Mendes e analista da REBio do Gurupi, Eloísa Mendonça; a coordenadora da Rede PPBio Amazônia Oriental, Marlúcia Martins; e o coordenador do VI Seminário do PPBio, Guilhaume Xavier Rousseau; além de alunos e professores.

Na sua fala, o professor José Augusto observou que o PPBio desenvolve um grande trabalho de conscientização e conservação da biodiversidade no País. “Acredito que este Programa se reinventa a cada edição que apresenta, mostrando alternativas e soluções para os problemas identificados nas políticas públicas de conservação do meio ambiente”, declarou o reitor.

Já o pesquisador Nilson Gabas, acredita que o Programa tem um terceiro componente de inovação, que eleva a sua qualidade e conteúdo. “Conheço o PPBio desde o seu início, quando ele foi implantado. É gratificante estar aqui nas comemorações dos 10 anos de criação desta ferramenta tão importante para o estabelecimento de políticas públicas que tem um componente diferenciado para embasar os pesquisadores em seus estudos, a unidade de conservação da reserva do Gurupi”, disse Gabas.

A professora Marlúcia Martins explica que as parcerias com as instituições representam um avanço significativo nas políticas de conservação e restauração da biodiversidade brasileira. “A nossa mais célebre ferramenta para defender a biodiversidade é a integração de conhecimentos”, lembra.

O PPBio foi criado em 2004, com o objetivo de intensificar estudos sobre biodiversidade no Brasil, descentralizar a produção científica dos centros desenvolvidos academicamente, integrar atividades de pesquisa e divulgar os resultados para as diferentes finalidades, como gestão ambiental e educação. Ele está estruturado em três componentes principais: Inventários, Coleções e Temáticos e, além disso, possui diversos Núcleos Regionais e Projetos Parceiros pelo país.

O Programa conta, atualmente, com seis núcleos regionais na Amazônia Oriental, cobrindo os estados do Maranhão, Pará, Amapá, Tocantins e Mato Grosso. Desde 2007, a rede organiza o seminário anual, onde são apresentados os resultados do Programa e trazidos à comunidade temas importantes para discussão e debate, relacionados ao conhecimento e conservação da biodiversidade.

Ao final, foi feito o lançamento do Sistema de Informação do PPBio – SINBio 2.0, pelo coordenador de TI, do Museu Paraense Emílio Goeldi, Marcos Paulo Sousa.

O Seminário continua até sexta-feira (13), com Sessões de Painéis, Palestras, Mesas Redondas, Simpósios e Reunião. Clic no link  para ver a Programacao PPBio.docx