UemaNet comemora 15 anos de implantação

Por em 19 de dezembro de 2013

Em solenidade realizada na noite de ontem (18), o Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet) comemorou os 15 anos de implantação da Educação à Distância (EaD) na Universidade Estadual do Maranhão. Durante a cerimônia, professores, coordenadores e demais profissionais que contribuíram e contribuem com a consolidação do UemaNet ao longo dos anos foram homenageados e prestaram depoimento sobre essa trajetória.

Estiveram presentes o reitor a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Silva Oliveira, o vice-reitor Gustavo Pereira da Costa e a coordenadora geral do UemaNet, Ilka Márcia de Sousa Serra.

Dentre os convidados especiais, além dos servidores, também participou da solenidade a professora Cenidalva Teixeira, diretoria do Núcleo de Educação à Distância (NEaD) da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

De acordo com o reitor José Augusto, o momento representa uma grande conquista para a Uema, visto que a EaD tem possibilitado ampliar a abrangência da Universidade: “A Educação à Distância aparece como instrumento importante para que mais pessoas tenham o direito de acesso à educação de nível superior. Quero afirmar que a Uema é uma Universidade forte, que amplia e consolida, que está sendo amplamente premiada na pesquisa e elevando o nível de titulação de seus professores. Uma Universidade que trilha o caminho verdadeiro”, enfatiza.

Segundo a professora Ilka Márcia, coordenadora geral do UemaNet, a EaD da Uema já possui 50 polos espalhados por todo o Maranhão e, nestes 15 anos de atividades, já formou aproximadamente 15 mil alunos. “A EaD não é somente uma modalidade de educação, mas também uma alternativa capaz de romper as barreiras das distâncias, dos preconceitos. Ajudamos a realizar o sonho de milhares de pessoas que por aqui passaram em busca de formação e profissionalização”, afirmou.

Especial – Na ocasião, também foi prestada homenagem especial à professora Maria Lídice Moreira Lima (in memorian), que teve participação fundamental no desenvolvimento da Educação à Distância da Uema. O reitor José Augusto manifestou sua gratidão à professora, considerando-a exemplo de profissional e ser humano.

A cerimônia, que também deu destaque à habilidade artística da professora, que produzia pinturas em tela e desenhos à mão livre, contou com a presença das irmãs Sônia Lize Moreira Lima, Liliane Moreira Lima e Eliane Moreira Lima, representando a família da artista e recebendo os agradecimentos da Universidade.

Ao final, a exposição permanente com obras de arte produzidas por Lídice Moreira, foi oficialmente apresentada pelo professor José Bello Salgado Neto, que narrou os principais momentos da biografia da professora e artista: “Durante sua práxis, Lídice se empenhou em transmitir arte e talento aos que dela se aproximaram, sempre ansiosa por descrever suas experiências práticas, conceituais e metodológicas. Como artista plástica, deixou um grande legado na forma de desenhos em pico de pena a nanquim e pinturas em tinta acrílica e guache”, destacou.