V Semana de Música debate sobre Educação Musical

Por em 13 de dezembro de 2013

Como parte da programação da V Semana de Música da Uema, oficinas, mesas de debate, palestras e apresentações culturais marcaram o evento, que teve início desde o dia 10, com atividades na Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa, no prédio do Curso de Arquitetura, e no prédio do Curso de História da Uema, localizados no Centro Histórico.

Com o tema “Educação Musical: Diversidade e Desafios”, o evento buscou oportunizar uma aproximação entre os vários contextos do ensino-aprendizagem musical desenvolvido no Maranhão, através de várias atividades, possibilitando a participação da comunidade.

Na manhã de hoje (13), a oficina “Práticas Musicais para Educadores” encerrou as atividades realizadas ao longo da semana. As oficinas foram divididas entre as técnicas de Canto, Piano, Percussão, Flauta Doce, Guitarra, Contrabaixo e Violão.

A professora Thaynara Oliveira, que ministrou a oficina através das técnicas fundamentais de Flauta Doce, explicou que “nas escolas, a flauta pode ser utilizada na musicalização, por isso, eu abordo durante as oficinas, a questão didática, as formas como pode ser trabalhada a flauta doce dentro da sala de aula, que deve ser algo dinâmico. Por isso utilizamos muito o corpo, a questão do movimento. Nós trabalhamos muito a questão da respiração, da afinação, e a iniciação musical com os alunos”, explicou.

Além das oficinas, durante toda a semana foram realizadas sessões de vídeo, minicursos, comunicação de trabalhos, apresentações musicais, mesas de debates, mesas rodas de conversas e palestras.

A professora Maria Goreth Cavalcanti, que esteve à frente da organização da V Semana de Música, fez um balanço das atividades realizadas, afirmando que a participação e o envolvimento dos alunos e da comunidade foi satisfatório e de grande importância para o desenvolvimento da Semana.

Sobre a temática abordada no evento, “Educação Musical: Diversidade e Desafios”, a professora destacou que ainda é realmente um desafio a consolidação do ensino da música nas escolas. “Estudar música é essencialmente estudar todo esse universo sonoro em que estamos imersos. Conhecer o som através dos tempos, da apreciação musical, onde a criança deve ter contato com os grandes clássicos. Por outro lado, a concepção do ensino da música nas escolas, ainda precisa ser trabalhada. A música vai ajudar consideravelmente na escola, mas se ela for trabalhada dentro das suas epistemologias”, afirmou Goreth Cavalcanti.

A V Semana de Música acontece até hoje (13), com a Apresentação de Projetos Musicais da Comunidade Ludovicense e um show de encerramento da Infinity Jazz, com o Maestro Jim Howard III, que acontece a partir das 19h no auditório da Escola de Música Lilah Lisboa, no Centro Histórico.