XXV SEMIC da Uema inicia atividades

Por em 5 de dezembro de 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), iniciou as atividades do XXV Seminário de Iniciação Científica(SEMIC), durante solenidade oficial, realizada na noite de ontem (4), no auditório do Curso de Arquitetura, rua da Estrela – Praia Grande. O SEMIC, que visa estimular a produção de conhecimento científico, apresenta como tema, este ano, a “Socialização do Saber Científico e a Inovação na Uema”.

Participaram da abertura oficial do evento o reitor José Augusto Silva Oliveira; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Candanedo Guerra; o palestrante Renato de Oliveira Brito, representando o Ministério da Agricultura; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins Ferreira; a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Cunha; o pró-reitor de Planejamento, Antônio Pereira e Silva; o pró-reitor de Administração, Walter Canales Sant’Ana; e a professora Maria de Fátima Costa, que representava os professores do Comitê Externo do CNPq.

O pró-reitor Porfírio Guerra destacou a importância da pesquisa científica na vida acadêmica e apontou o crescimento da pesquisa científica na universidade. “Despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes da graduação e da pós-graduação tem sido uma prática norteadora das ações da PPG. Isso reflete no aumento crescente de projetos de iniciação científica e, como consequência, ampliação do número de bolsas, que conta este ano com 330, sendo 62 do CNPq, 120 da Fapema e 148 da Uema, representando um aumento de 26,4%, em comparação com o ano de 2010”.

Em sua fala, o reitor José Augusto Oliveira explanou sobre a importância do tripé da universidade, que, aliado à pesquisa científica, tem papel fundamental no desenvolvimento da sociedade. “Ensino, pesquisa e extensão precisam caminhar juntos para possibilitar ao aluno uma formação como cidadão e profissional, capacitando-o para agir conscientemente em face das questões da sociedade. Acredito que a iniciação científica tem papel importante nesse processo, ajudando a preparar e formar esse novo cidadão”, pontuou.

O evento também contou com a palestra do professor Renato de Oliveira Brito, intitulada “A Importância da Cooperação Internacional em Programas de Iniciação Científica”.

O XXV SEMIC acontece até o dia 06 e conta com minicursos, palestras, apresentação de trabalhos em seção de pôsteres e orais, além da premiação. As atividades acontecem no prédio do Curso de Arquitetura da Uema, localizado no Centro Histórico.