XXV SEMIC encerra atividades com premiação de trabalhos apresentados

Por em 8 de dezembro de 2013

Iniciadas no dia 4 de dezembro, as atividades do XXV Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foram encerradas na última sexta-feira (6), no auditório do prédio de Arquitetura e Urbanismo. Com o tema “Socialização do saber científico e a Inovação na Uema”, o evento buscou incentivar a produção científica dentro da universidade, premiando os melhores trabalhos apresentados durante três dias de programação.

Itens como a apresentação dos resultados e a adequação teórica e metodológica foram preponderantes na avaliação das pesquisas, julgadas de acordo com a área de conhecimento e a instituição de fomento mantenedora do Programa de Iniciação Científica (Pibic), que financia os projetos: Uema, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (Fapema) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A mesa de encerramento contou a com a presença do reitor José Augusto Silva Oliveira, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Candanedo Guerra, e do coordenador de pesquisa da Universidade, Willian da Silva Cardoso.

Durante a cerimônia, o reitor José Augusto reiterou a importância da participação dos bolsistas de iniciação científica no crescimento da Universidade e do Estado do Maranhão: “Hoje nós temos mais de 300 estudantes da Uema engajados em atividades de pesquisa, o que os compromete com a geração do conhecimento e, portanto, possibilita que sua formação profissional se fortaleça”, afirma.

Maria Gabriela Sampaio, aluna do Curso de Ciências Biológicas, foi uma das premiadas do Pibic/CNPq e, emocionada, diz que o reconhecimento é um estímulo para continuar o trabalho de pesquisa: “Para mim é uma honra muito grande receber o primeiro lugar, pois representa o resultado de todo o tempo dedicado a esta pesquisa, e me encoraja a continuar o trabalho e participar de mais eventos como este”, destaca. Seu trabalho, intitulado “Relação de positividade para Schistosoma mansoni entre hospedeiros tradicionais e alternativos: moluscos seres humanos e roedores, no município de São Bento-MA”, ganhou o primeiro lugar na categoria Ciências da Saúde, e resulta de uma pesquisa realizada durante dois anos.

Além das apresentações dos trabalhos em pôsteres e orais, os participantes também puderam ampliar seus conhecimentos por meio de minicursos e palestras oferecidos durante os três dias de evento.