Aluno de Engenharia Mecânica desenvolve foguete de propulsão sólida

Por em 23 de janeiro de 2014

Desenvolvido pelo aluno Flaviano Alencar, do curso de Engenharia Mecânica, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o projeto de fabricação de um foguete experimental, realizado como Trabalho de Conclusão de Curso, representa mais uma motivação para a classe acadêmica e científica, a fim de proporcionar o desenvolvimento das atividades aeroespaciais.

Pesando 1,9 kg e com comprimento de 70 cm e diâmetro de 5 cm, o foguete pode atingir aproximadamente 200 m de altura em seu lançamento vertical, atendendo às expectativas do que foi projetado pelo acadêmico. O experimento possui propulsão de base sólida, utilizando nitrato de potássio como oxidante e sacarose (açúcar) como combustível.

Para Flaviano Alencar, o planejamento e execução deste trabalho foi gratificante: “Além da emoção de trabalhar na confecção de um foguete experimental, também pude aprimorar várias áreas de conhecimento, uma vez que a natureza do projeto prevê atividades multidisciplinares que envolve matemática, química, informática, engenharias, ciência dos materiais e outras em um único projeto”, explica.

De acordo com o professor Fernando Lima, orientador do projeto, o experimento permite despertar vocações científicas e tecnológicas no Maranhão e é um estímulo ao desenvolvimento dessa área no estado: “O Maranhão possui uma base de lançamento estratégica e é uma região promissora para concentrar recursos tecnológicos e humanos a fim de absorver e difundir o conhecimento na área espacial”, destaca.

A banca de avaliação foi composta pelos professores Paulino Cutrim, Rogério Carvalho, também engenheiro do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), e Fernando Lima que é doutor pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).