Pesquisadores da Uema são contemplados em Edital na Rede de Pesquisa Rebax

Por em 26 de janeiro de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) se destaca pelo crescente número de pesquisadores que integram o corpo docente da instituição. Exemplo que comprova esse quadro é a expansão do número de projetos de pesquisa, coordenado por professores que, junto aos alunos, contribuem para o desenvolvimento científico do estado.

Recentemente, mais nove professores tiveram seus projetos aprovados no Edital da Rede de Pesquisa da Baixada Maranhense (Rebax). A Rede, que é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), visa à formação de recursos humanos e à produção de conhecimento cientifico-tecnológica e de inovação, com foco no desenvolvimento sustentável da região na Baixada Maranhense.

Com a aprovação, a Rebax passará a contar com os projetos desenvolvidos pelos professores Alana Lislea de Sousa; Christoph Gehring; Elmary da Costa Fraga; Francisca Neide Costa; Gonçalo Mendes da Conceição; José Ribamar Gusmão Araújo; Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta; Raimunda Nonata Santos de Lemos; e Ricardo de Macedo Chaves, todos da Universidade Estadual do Maranhão.

Os professores articularão projetos de acordo com as linhas de pesquisas da Rebax, que contemplam as áreas de Diversidade Vegetal e Animal; Medicina e Saúde; Configuração Ambiental; Práticas Extrativistas; Desenvolvimento de Tecnologias Sustentáveis; Educação e Cultura na região; Piscicultura; Hortifruticultura, entre outros.

A Rebax

A Rede de Pesquisa da Baixada Maranhense (Rebax) é uma rede que engloba pesquisadores da Uema, e mantém parceria com pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma) e da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), que realizam estudos na Baixada Maranhense, e contribuem para o desenvolvimento sustentável da região.