UEMA abre inscrições para 3º Encontro Estadual de Filosofia

Por em 21 de janeiro de 2014

Estão abertas as inscrições para o 3º Encontro Estadual de Filosofia da Universidade Estadual do Maranhão, que este ano tem como tema: “A Filosofia no Universo Adulto”.

O encontro acontece de 4 a 7 de fevereiro, no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), no Campus Universitário Paulo VI. Em sua terceira edição, o encontro aborda a fase adulta do universo humano, tendo como objetivo discutir as questões existenciais do homem moderno.

Para a coordenadora do Curso de Filosofia da Uema (modalidade a distância) e organizadora do evento, professora Leila Amum, a discussão principal do encontro é sobre a capacidade de leitura do homem frente aos temas que lhe circunda. “Será que essa dificuldade de leitura compromete a capacidade de compreensão de si e da humanidade?”, comentou.

Este encontro conclui a proposta lançada pela organizadora do projeto em 2011, que visava abordar as três fases de vida do individuo: infantil, adolescente e adulto, em eventos distintos, fechando uma trilogia com o tema central do evento.

O encontro foi pensado inicialmente para graduandos, mas todo profissional de Filosofia e inclusive a comunidade poderá participar, pois as questões antropológicas que serão debatidas, como ética, estética e racismo são assuntos latentes ao cotidiano do individuo.

Os interessados poderão se inscrever na coordenação do curso no prédio do Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet, das 10h às 18h. O investimento é de R$ 40,00.

(04/02)

08h às 08:50h – CREDENCIAMENTO

09h às 09:50h – Apresentação de trabalhos

10h às 12h – – Minicurso – MARXISMO E ANARQUISMO ( Prof. Dr. – Bernardo Mayta Sakamoto)