Uema em Santa Inês comemora doação de prédio pela Vale S.A.

Por em 29 de janeiro de 2014

Em cerimônia realizada na última terça-feira (28), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) recebeu a doação definitiva de um prédio da Vale S.A, localizado no município de Santa Inês. O imóvel, cedido à Universidade para funcionamento do Centro de Estudos Superiores de Santa Inês (Cessin) desde sua fundação, em 1997, foi oficialmente entregue à comunidade acadêmica pelo diretor de logística da Vale, Carlos Mello Júnior.

Na ocasião, estiveram presentes o reitor José Augusto Silva Oliveira, acompanhado do vice-reitor Gustavo Pereira da Costa, do prefeito de Santa Inês, José de Ribamar Alves; da diretora do Cessin, Núbia Begê Cutrim; dos pró-reitores de Administração, Walter Canales Sant’Ana; de Planejamento, Antonio Pereira e Silva; e de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins Ferreira; da relações Institucionais da Vale, Vanessa Tavares; bem como de assessores da reitoria, alunos, professores e servidores da Uema e da Vale.

Para o reitor, o momento representa mais um passo importante para a universidade e para a educação no estado, especialmente na região do Pindaré, atendida pelo Cessin. “Com mais essa conquista, podemos ampliar significativamente nossas ações em Santa Inês e contribuir melhor com o município e com a região. São 22 campi distribuídos por todo o estado, contribuído no processo de promoção do bem estar e desenvolvimento do Maranhão”, ressaltou, agradecendo à Vale S.A.

Em nome do Cessin, a diretora Núbia Cutrim também fez os agradecimentos a todos que trabalharam para que o momento fosse possível, relembrando o início e o constante crescimento do Centro: “Nós amamos essa casa como se fosse a família da gente, e o sonho de todos os gestores que por aqui passaram, assim como da comunidade acadêmica, hoje está sendo realizado: a aquisição da nossa própria ‘casa’. Nossa meta agora é outra, como a ampliação do auditório, construção de laboratórios e mais salas de aulas para que possamos atender novos cursos de graduação, sempre caminhando para melhoria do nosso Cessin”, afirmou.

Representando a Vale, o diretor Carlos Mello Júnior expressou a satisfação da empresa em poder contribuir com a região onde a Uema está instalada: “Ficamos muito felizes quando podemos concretizar algo, deixando um legado positivo onde atuamos, assim como estamos fazendo aqui. Agradecemos pela confiança e pela parceria de sempre, e esperamos que esta continue ainda por muitos anos e que vocês continuem ampliando e alcançando voos cada vez mais altos, dando mais oportunidades para a região de Santa Inês”, disse.

A importância do ato também foi reconhecida pelo prefeito, José de Ribamar Alves, que considera a Uema como agente indispensável para o crescimento do município. “Santa Inês é uma cidade onde tudo o que aqui se faz, ecoa. Temos um povo ordeiro, que sabe trabalhar, e o apoio dado à educação, tal como é feito neste momento, é importantíssimo para a nossa sociedade, visto que este é o seu alicerce”, destacou.

O Centro de Estudos Superiores de Santa Inês (Cessin) foi criado em 15 de julho de 1997, e atende os municípios de Pindaré, Igarapé do Meio, Tufilândia e Alto Alegre do Pindaré. Atualmente, possui aproximadamente 800 alunos matriculados em seus cursos regulares, a distância e no Programa Darcy Ribeiro. Além disso, já formou cerca de 5 mil profissionais e, atualmente, oferece os cursos de Letras, Pedagogia, Biologia e Enfermagem, além de diversos cursos de formação profissional técnico.