Vale S.A faz doação definitiva de prédio à Uema em Açailândia

Por em 23 de janeiro de 2014

A região Sul do Maranhão foi palco de um evento muito importante na área da educação superior. É que a Vale S.A entregou oficialmente na manhã desta quinta-feira (23), à Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o prédio que abriga o Centro de Estudos Superiores de Açailândia (Cesa), localizado no centro daquela cidade.

A solenidade de doação foi realizada com o descerramento da placa na entrada do imóvel pelo reitor José Augusto Silva Oliveira e pelo diretor de Logística Norte da Vale, Carlos Mello Júnior; com a participação do vice-reitor Gustavo Pereira da Costa; do diretor do Cesa, José Ribamar Oliveira; do relações com a Comunidade da Vale, Dorgival Pereira; da relações Institucionais da Vale, Vanessa Tavares; da secretária Municipal de Educação de Açailândia, Ivanete Carvalho; da gestora regional de Educação, Maria Luiza Oliveira; e da represetante dos estudantes do Cesa, aluna Sara da Conceição Silva.

Também participaram da solenidade os pró-reitores de Administração, Walter Canales; de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Guerra; os assessores da Reitoria, Maura Cléia da Silva e José Henrique Macedo; convidados, funcionários e estudantes.

Em seu discurso, o reitor José Augusto disse que "a Uema vem encontrando alternativas viáveis para a melhoria de suas instalações físicas consoante às suas aspirações de realizar a sua missão com competência e qualidade. Assim, apresentou seu pleito à Vale S.A e foi prontamente atendida no sentido da doação das instalações físicas da empresa, no município de Açailândia, para ser incorporado ao patrimônio da Universidade”.

Para ele, isto evidencia o elevado espírito público da Vale e sua visão alargada de que a educação constitui importante instrumento de desenvolvimento e de melhoria de qualidade de vida. “O evento acontecido neste dia trouxe muitas alegrias a todos que testemunharam o ato formal de doação e o seu momento festivo. Renovou as esperanças da comunidade local e da região para maior presença da Uema na oferta de vagas para o ensino superior, ampliação dos cursos oferecidos e das atividades de pesquisa e de extensão universitária que gerem o conhecimento necessário para o desenvolvimento do município de Açailândia e da região como um todo, assentado nas suas peculiaridades e vocações, e para a melhoria das condições de vida de todos”, esclareceu. E concluiu: “De parabéns, encontra-se a Uema e, de modo especial, a comunidade acadêmica do Centro de Estudos Superiores de Açailândia, seus professores e servidores e, sem dúvida, seus alunos, hoje sob a liderança do professor José Ribamar Oliveira".

Para o diretor de Logística Norte da Vale, Carlos Mello Júnior, que iniciou sua fala lembrando o papel social da empresa e da Uema no contexto atual. “Reconhecemos a importância de compartilhar oportunidades com os municípios de Açailândia e Santa Inês, cidades que acolheram nossas operações, e hoje estão sendo beneficiadas com a parceria firmada entre a Vale e a Universidade Estadual do Maranhão. Por meio da doação definitiva dos prédios, que já estavam sendo utilizados pela instituição, a Vale pretende contribuir com a formação de mão de obra qualificada nestas localidades não apenas para a Vale, mas para todas as empresas da região”, explicou.

Ao se dirigir ao público presente, o professor Ribamar Oliveira agradeceu aos representantes da Vale pela doação do prédio, fruto da profícua parceria existente entre a Uema e a Vale S.A. “Açailândia é um município relativamente  jovem, de apenas 32 anos, com capacidade para contribuir com o desenvolvimento do estado. E, a este patrimônio – o prédio doado –, nós zelamos, conservamos e, por termos este espaço, é que aumentamos a oferta de cursos, visando atender melhor à comunidade, mas isso só está sendo possível pela grande parceria estabelecida entre a Universidade e a empresa Vale”, destacou Oliveira.

A Uema foi instalada definitivamente no município de Açailândia no ano de 2002, com o seu Centro de Estudos Superiores, onde, inicialmente, começou com os cursos de licenciatura em Matemática e Ciências Biológicas, objetivando atender a demanda que lhe era peculiar na época. Em seguida, foi implantado o Programa de Capacitação de Docentes (Procad), para desenvolver os cursos de Letras, História e Pedagogia, bem como o Curso de Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, por intermédio do Núcleo de Educação a Distância (Nead), depois chegou o Programa de Qualificação de Docentes (PQD), que trouxe as licenciaturas em Biologia Matemática, Letras, História e Geografia. E, por fim, o Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), com a modadlidade a distância, e o Programa Darcy Ribeiro, com os cursos presenciais, a partir de 2006. Atualmente, o Cesa possui uma excelente estrutura física para atender os 1.105 alunos matriculados.