Alunos de Licenciatura da Uema poderão concorrer a bolsas de Iniciação à Docência

Por em 5 de fevereiro de 2014

Alunos de graduação dos cursos de Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), poderão submeter inscrição para concorrer ao Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Os acadêmicos dos Centros de Ciências Exatas e Naturais (Cecen), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Centro de Estudos Superiores de Caxias (Cesc) e Centro de Estudos Superiores de Timon (Cesti), estão convidados a participar da seleção, cujo edital deve ser publicado em breve.

O Pibid é promovido pelo Ministério da Educação, atendendo às atribuições da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Na Uema, o Programa está vinculado à Pró-reitoria de Graduação (Prog), e possui projeto aprovado pela Capes para o período de 2014 a 2018, totalizando quatro anos, conforme do Edital no. 061/2013.

Além dos alunos de licenciatura, professores da escola pública de educação básica poderão submeter inscrição para bolsa de supervisão (total de 33 bolsas), que devem atender ao edital específico (a ser publicado) designado aos  professores das Escolas Participantes, por meio de termo específico. A equipe Pibid/Uema é composta por um coordenador institucional, um coordenador de área de gestão, 175 bolsistas de iniciação à docência, 33 supervisores bolsistas e 15 coordenadores de área, totalizando 225 membros, incluindo outros dois coordenadores.

Os coordenadores de área são professores dos referidos Centros que tiveram subprojetos submetidos e aprovados em outubro de 2013 ao Edital no. 061/2013 Pibid. As vagas para bolsas de iniciação à docência são destinadas a alunos dos seguintes cursos: Química (25 bolsas), Matemática (30 bolsas), Física (10 bolsas), Geografia (05 bolsas), Música (25 bolsas) e História (10 bolsas) totalizando 105 bolsas para o Cecen mais Ciências Sociais (15 bolsas) do CCSA, sendo 120 bolsas para o Campus de São Luís; o Cesc Campus Caxias terão 25 bolsas sendo Ciências Biológicas (10 bolsas), Física (10 bolsas) e Letras (05 bolsas); para o Cesti há 30 bolsas para Pedagogia e Letras (interdisciplinar).

O programa terá início a partir do dia 10 de março de 2014. Os interessados deverão acessar o Edital no.031/2014 Pibid-Prog/Uema, a ser publicado na página da Universidade.