Darcy Ribeiro promove Curso de Extensão de Ciência Experimental em Barreirinhas


Por em 4 de fevereiro de 2014



O Programa Darcy Ribeiro/UEMA realizou nos dias 30 e 31 de janeiro, o curso de Extensão em Ciência Experimental, no Polo de ensino Superior de Barreirinhas. Com o tema “Uso de laboratórios multidisciplinares em aulas de ciências”, o curso foi organizado pela Coordenação Científica do Programa e ministrado aos acadêmicos pela Coordenadora Científica, Raimunda Fortes e os supervisores Mamede Chaves, Janaína Dantas e Nágela Rodrigues .

O curso foi iniciado com a apresentação da Coordenadora Geral do Programa, Andrea Azevedo Cutrim, que falou sobre a importância das práticas laboratoriais e incentivou os licenciandos a aproveitar o máximo dos conhecimentos oferecidos.

Dividido em duas partes, teórica e prática, o curso abordou a identificação de vidrarias e equipamentos do laboratório multidisciplinar, conceitos em segurança de laboratório, elaboração de relatório e desenvolveu no laboratório atividades práticas e experimentos de química e biologia.

 Segundo a professora Raimunda Fortes, o objetivo do curso é fornecer conhecimento aplicado na prática por meio do uso do laboratório multidisciplinar. “A realização dos experimentos é importante para o entendimento de determinados conteúdos, e serve tanto para a formação dos acadêmicos quanto para replicação no desempenho das atividades profissionais enquanto futuros professores”, concluiu  Fortes.

Os professores realizaram experimentos com os equipamentos que compõem o laboratório multidisciplinar do Programa e também práticas que podem ser realizadas com ferramentas mais simples em sala de aula.

Os acadêmicos participaram com entusiasmo do curso de extensão. “Foi muito gratificante ter participado do curso, pois podemos ver a teoria associada à prática. A teoria é bonita, mas a prática dos conteúdos é envolvente, divertida e colorida”, afirmou Jasiane Leal, acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências (Química).

  • Compartilhar:
  • Últimas Postagens