Dissertação sobre tratamento de dejetos humanos é prestigiada pela Secretaria de Saúde

Por em 20 de fevereiro de 2014

Nesta quinta-feira (20), o programa de pós-graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), teve a apresentação da dissertação de mestrado intitulada “Banheiro Seco (BS): tecnologia social para tratamento de dejetos humanos em comunidades rurais do Baixo Munim-MA”, defendida pelo estudante Carlos Stefano Souza. A ocasião contou com a presença da coordenadora da Saúde do Trabalhador Rural da Secretaria de Saúde do Estado, Adelany França.

A pesquisa, financiada pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), trabalhou a socialização da referida tecnologia e a sua viabilidade técnica, econômica e social na região do baixo curso do Rio Munim. Foram construídos dez banheiros, em dez comunidades rurais e ribeirinhas nos municípios de Axixá, Icatu, Cachoeira Grande, Morros e Presidente Juscelino. A orientação foi do professor Alessandro Costa Silva e a banca examinadora composta pelos professores Grete Pflueger, da Uema e Victor Mouchereck, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

De acordo com Carlos Stefano Souza, o objetivo é evitar a contaminação das águas nessa região, que se apresentam de forma abundante e transparente: “A região do Baixo Munim é muito rica, muito bonita. No entanto, as comunidades que ali vivem ainda usam fossas rudimentares e despejam seus dejetos nos rios, depreciando um ambiente que é ecologicamente frágil. Por isso, a necessidade de um trabalho voltado para impedir essa contaminação e manter a qualidade dessas águas”, explica.

Como o enfoque da pesquisa está relacionado com qualidade de vida e com a saúde coletiva, despertou o interesse da coordenadora da Saúde do Trabalhador, que propôs a interação do projeto com as atividades desenvolvidas pelo órgão: “Quando a Universidade realiza um trabalho desse âmbito, que corrobora com as ações do estado, é imprescindível que órgãos de governo, como as secretarias, tenham conhecimento, como forma de consolidar inclusive futuras parcerias”, afirma.