Equipe Bumba Meu Baja prepara novo carro para competição nacional

Por em 20 de fevereiro de 2014

Iniciado no ano 2000, o projeto Bumba Meu Baja envolve alunos do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), estimulando o planejamento e produção de veículos do tipo off road, como forma de aplicar conhecimentos teóricos. Formada por 21 acadêmicos, a equipe se organiza para participar da 20ª Competição Baja, promovida pela Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE) do Brasil.

O grupo já participou de duas competições regionais da SAE-Brasil, e é a segunda vez que disputa em nível nacional. Para tanto, prepara um novo carro que possa superar todas as etapas exigidas na disputa. O evento, que conta com o apoio da Petrobrás, será realizado entre os dias 13 a 16 de março, em Piracicaba-SP.

O Mini Baja, tal como é nomeado o tipo de carro produzido para as competições, deve atingir velocidade máxima de 50 km/h. O Bumba Meu Baja representará o Maranhão mais uma vez, e utilizará um motor de quatro tempos e cerca de 300 cilindradas. “Todos os processos de fabricação, montagem, usinagem de materiais, por exemplo, são feitos por nós. A única coisa que não produzimos é o motor, que não temos como fabricar na Universidade”, explica José Wilker Lima, capitão da equipe.

Evento – A competição possui sete etapas que vão desde a apresentação do projeto até desempenho em enduro, assim como avaliação de aspectos como a segurança, motor, frenagem, suspensão e tração, além do conforto e dirigibilidade.

A proposta é que se construa um modelo de carro off road que apresente características capazes de chamar a atenção no mercado: é preciso que o Baja proporcione segurança e conforto ao motorista, principalmente em terrenos irregulares, com pedras, lama, troncos de árvore, grandes inclinações e outras situações comuns fora das estradas.

O projeto foi iniciado pela SAE International, nos Estados Unidos, com a primeira competição realizada no ano de 1976, como forma de incentivar estudantes de Engenharia Mecânica a desenvolverem e executarem projetos de autoveículos. É uma oportunidade de preparação para o mercado de trabalho, especialmente nas indústrias de automobilismo, como montadoras e fabricantes de autopeças.

No Brasil, o projeto SAE de Mini Baja teve início no ano de 1995, seguindo o modelo internacional. A Universidade Estadual do Maranhão foi representada pela primeira vez no período entre 2000 e 2003, na época, com o nome de Equipe Samará. Após alguns anos sem participar do evento, o Curso de Engenharia Mecânica da Uema retoma o projeto, reestruturando-se por meio da Empresa Bumba Meu Baja, sob orientação da professora Amália Trindade.