Professor da Uema participa de Workshop no Rio de Janeiro

Por em 17 de fevereiro de 2014

O professor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Hamilton Almeida participou de um Workshop no Rio de Janeiro sobre o projeto de Extração de Energia de Correntes de Maré na Baía de São Marcos, Estado do Maranhão.

Na oportunidade, o professor Hamilton Almeida realizou a palestra “Desenvolvimento Sustentável no Maranhão”, apresentando os dados geográficos e as potencialidades do Maranhão, e ainda, os principais projetos de pesquisa realizados pelo Núcleo de Energia Renováveis da Uema.

O Workshop objetivou identificar as tarefas relacionadas com o desenvolvimento do projeto de correntes de maré na Baía e as áreas de atuação dos potenciais interessados; que os participantes se familiarizassem com o potencial de geração de eletricidade a partir de correntes na Baía de São Marcos; chegar a um acordo sobre o orçamento provisório para o projeto e sobre uma lista de tarefas e agenda provisória.

O projeto, que visa atender Alcântara e parte de São Luís, é uma parceria entre a Companhia Operacional da GDF SUEZ, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Governo do Estado do Maranhão, a Vale Energia S.A, o Andritz Hydro, a Fundação GDF SUEZ  e o Laborelec GDF SUEZ.