Professores da Uema participam do VII Fórum Nacional de Coordenadores da UAB

Por em 26 de fevereiro de 2014

O Núcleo de Tecnologias para Educação da Uema – UemaNet, por meio de sua coordenadora geral Ilka Serra e do colaborador Luciano Muniz, participou do  VII Fórum Nacional de Coordenadores do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que aconteceu no período de 24 a 26 de fevereiro, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília.

Para o diretor de Educação a Distância da Capes, João Carlos Teatini, ao longo desses anos, a UAB já obteve várias conquistas. “Já alcançamos grandes coisas com a UAB e, agora, seguindo as instruções do Ministério da Educação, teremos como foco de nossas ações, os cursos de licenciatura, priorizando, ainda mais, a formação de professores”, disse ele.

Para a coordenadora do UemaNet, professora Ilka Serra, é a oportunidade de compartilhar as discussões, decisões e diretrizes da Educação a Distância com outras instituições que ofertam EaD, por meio do Sistema UAB, sendo de extrema valia a participação da Uema. “A Uema integra um importante sistema de educação a distância no país: A UAB. Nossa participação é relevante para o Estado do Maranhão. A inclusão social e digital, que a EaD permite poderá atender as demandas educacionais do estado, e a Uema se destaca entre as IES que ofertam cursos a distância no Brasil. Por isso, a importância do fórum para IES que participam da UAB”, destacou ela.

O evento, ao longo desses anos, promove discussão e compartilhamento de informações e experiências relacionadas ao desenvolvimento de cursos no âmbito do sistema UAB.

Na ocasião, houve, ainda, a realização da eleição da presidência e vice-presidências do fórum para a gestão no ano de 2014, e foi apresentado um panorama das atividades realizadas no ano de 2013. O coordenador geral de Programas e Cursos em EaD, Marcello Ferreira, aproveitou para destacar a gestão do sisUAB e do atUAB, com o desenvolvimento de oito novos cursos em EaD e o projeto de cooperação internacional em Cabo Verde, ainda em desenvolvimento. Ano passado, a UAB teve mais de 167 mil matriculados, sendo 76 mil em 339 cursos de licenciaturas.

Fórum – O encontro é realizado, anualmente pela diretoria de Educação a Distância da Capes, em parceria com o Fórum Nacional de Coordenadores do Sistema UAB, e tem como objetivos a integração das IES do sistema UAB, por meio da socialização das informações, da discussão de temas relevantes, do compartilhamento de experiências.