Programa CMIRA chega à Uema para alunos de Medicina

Por em 25 de fevereiro de 2014

Os professores do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Fábio Farias, Alexandre Tobias e Afi Ali Uthant, da cidade de Caxias, reuniram-se na tarde de ontem (24), com os alunos que farão parte do curso de capacitação de habilidades, por meio do Programa CMIRA.

Durante a reunião, foram repassadas informações para cerca de 20 acadêmicos do Curso, sobre como funcionará o programa, que é uma parceria entre a Universidade e o Hospital Sírio-Libanês.

A programação terá início no dia 10 de março de 2014, estendendo-se até 10 de novembro, e acontecerá nas dependências do Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet. As aulas acontecerão todas as segundas-feiras.

Ao final do Curso, os dois melhores alunos farão um estágio médico observador no Sírio-Libanês.

“Creio que o objetivo maior é fazer com que esses alunos tenham acesso a uma dinâmica com relação ao atendimento inicial de um paciente, fazendo com que eles discutam, por meio de uma Web Conferência, com grandes nomes do Sírio-Libanês, onde conseguirão interagir através de aulas teóricas e práticas”, disse o professor Afi Ali Uthant.

Para a aluna Jessica Vanters, as expectativas são as melhores: “Esse é um passo muito importante em relação ao Curso. Essa parceria entre a Uema e o Sírio traz para nós novas perspectivas de melhorar nosso conhecimento em relação ao Curso de Medicina, e nos aproxima de um grande centro de Medicina”, destaca.

O CMIRA é desenvolvido pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa e visa dá apoio às escolas médicas, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do cuidado em saúde e da segurança do paciente.