Reunião da Copea discute sobre responsabilidade social e ambiental

Por em 26 de fevereiro de 2014

A Comissão Permanente de Educação Ambiental (Copea) realizou, na última terça-feira (25), uma reunião com alunos do Curso Técnico de Serviços Públicos, desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), na modalidade à distância.

Com o objetivo de explanar sobre as atividades da Copea, abordando temas como responsabilidade social e ambiental, a reunião, realizada no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), contou com a presença da professora Andréa de Araújo, atual presidente da Comissão, e os professores Jorge Passinho, diretor do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), e Protázio Cézar dos Santos, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

Os presentes também puderam aprender sobre elaboração de fluxograma e projeto de política ambiental. “Atualmente,nós temos projetos voltados para a preservação ambiental com muitas possibilidades e, dentre nossos objetivos para o ano de 2014, temos a realização de campanhas de politização, workshops, web conferências e outras formas que as plataformas existentes na Universidade nos permitam utilizar. O objetivo é divulgar esse trabalho em todos os demais campi da Uema”, explica Andrea Araújo.

A Copea também possui parceria com outros projetos e instituições, como o Ecocemar, desenvolvido pela Companhia de Energia Elétrica do Maranhão (Cemar), que recebe lixo reciclável da comunidade em troca de bonificação na conta de luz. A Uema, então, recolhe o material descartado no campus – especialmente papel e copos de plástico – e encaminha para os postos de coleta do Ecocemar.

A acadêmica Alana Cardoso, do curso de Ciências Biológicas, integra a Comissão e ajuda a desenvolver o projeto de resíduos sólidos para reciclagem. “É um trabalho gratificante, um pequeno resultado já nos deixa muito felizes. Percebemos que há pessoas que contribuem com o trabalho, outras que não, mas a gente faz a nossa parte. Nosso trabalho ainda é pequeno, está crescendo aos poucos, e nós buscamos conscientizar e poder contar com a ajuda de todos”, destaca.