Uema encerra 3º Encontro de Filosofia


Por em 10 de fevereiro de 2014



Na manhã do dia 07 de fevereiro, o Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet encerrou o 3º Encontro Estadual de Filosofia, que aconteceu de 04 a 07 de fevereiro, e teve como tema A Filosofia no Universo Adulto. Foram quatro dias de discussão sobre a fase adulta do universo humano, tendo como objetivo discutir as questões existenciais do homem moderno.

Entre os temas que foram abordados estão: marxismo e anarquismo, a tragédia grega em Édipo e Antígona, estética e direitos humanos, racismo na tradição filosófica e muito mais.

Na abertura, a palestra magna foi ministrada pelo Prof.Dr.Antonio Roberto Serra, que falou sobre A Filosofia no Universo Adulto: dilemas morais, onde levantou questões como ser ou não ser eis a questão, quem sou eu? Como devo agir? Que vida viver? Os fins justificam os meios? A felicidade justifica a ação?

Para a coordenadora do curso de Filosofia da UEMA, modalidade a distância, e organizadora do Encontro, professora Leila Amum, a discussão principal do encontro foi sobre a capacidade de leitura do homem frente aos temas que lhe circunda. “Durante o encontro elencamos alguns temas. Os participantes puderam discutir sobre ética, estética, socialismo, sobre como ler a realidade, por meio da arte, sendo que escolhemos o teatro como essa possibilidade. Então, como ler através do teatro, entendendo o este não só como uma expressão artística dentro de um espaço isolado, mas esse teatro do cotidiano, aquele que a humanidade desenvolve todos os dias? Essas e outras questões foram colocadas como um mote para o filosofar dentro desse universo adulto”, explica ela.

Este encontro conclui a proposta lançada pela organizadora do projeto em 2011, que visava abordar as três fases de vida do indivíduo: infantil, adolescente e adulto, em eventos distintos, fechando uma trilogia com o tema central do evento.

O vice-reitor da Uema, prof.Gustavo Pereira da Costa, parabenizou a iniciativa: “Parabenizo a equipe pela coragem ciente dos enormes desafios para a realização deste encontro já em sua terceira edição. A palavra encontro é muito simbólica, é compartilhamento, é troca e uma troca generosa quando se trata de conhecimento, saberes.  E quando falamos de um curso de Filosofia, na modalidade a distância, visto ainda por muitos de modo preconceituoso, nos só temos que enaltecer a perseverança, coragem do corpo estudantil, que dá a vida ao curso. Os presentes vieram com o desafio de discutir temas universais, pertinentes a existência humana, muito próprios da filosofia, e que pertencem a humanidade e, por isso, resistem ao tempo, ao espaço”.

O encontro foi pensado inicialmente para graduandos, mas todo profissional de Filosofia e inclusive a comunidade poderá participar, pois as questões antropológicas que serão debatidas, como ética, estética e racismo são assuntos latentes ao cotidiano do indivíduo.



Últimas Postagens