Uema participa do lançamento de editais 2014 da Fapema

Por em 14 de fevereiro de 2014

Realizado na última quinta-feira (13), o lançamento dos editais a serem disponibilizados no ano de 2014 pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (Fapema), contou com a presença dos representantes das principais instituições desenvolvedoras de pesquisa científica do estado.

O evento foi realizado na nova sede da Fapema, a qual foi inaugurada na mesma ocasião, com a presença do reitor José Augusto Silva Oliveira que, em nome da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), participou do descerramento da fita que simbolizava a estreia do novo prédio, ao lado da diretora-presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra, do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, José Costa e da secretária estadual de Cultura, Olga Simão.

Como forma de incentivar a pesquisa e produção científica no Maranhão, a Fapema lançará no decorrer do ano de 2014, um total de 46 editais que disponibilizarão recursos financeiros para projetos e pesquisas realizadas de diferentes categorias: auxílios, bolsas, programas de divulgação científica, convênios federais, apoio à inovação nas empresas e projetos estratégicos de desenvolvimento.

A Uema, como uma das principais instituições contempladas com os editais da Fundação, também esteve representada por pesquisadores e pró-reitores. Enfatizando a honra em participar do evento, o reitor José Augusto Silva Oliveira destacou a contribuição da Fapema para a expansão científica e tecnológica do estado, considerando-a como uma importante parceria para a Universidade: “A Uema, como instituição que produz ciência e inovação tem vivo interesse nesses editais, tanto para os nossos professores pesquisadores quanto para nossos alunos. Os recursos disponibilizados por meio desses editais colaboram efetivamente para o progresso acadêmico-científico da nossa Universidade, bem como das demais instituições do estado e, consequentemente para o avanço do desenvolvimento no Maranhão”, afirma.

A diretora-presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra, apresentou detalhes dos editais que serão disponibilizados, a exemplo do Apoio às Cooperações Internacionais, que visa ampliar o alcance da produção científica maranhense: “Uma vez que a pesquisa está se consolidando no nosso estado, chegou a hora de abrirmos as portas e buscarmos novos horizontes. Esse edital de Cooperação Internacional tem a visão e essa vontade em fazer com que a pesquisa do nosso estado ganhe novas fronteiras”, destacou.