UemaNet realiza 3º Encontro Estadual de Filosofia

Por em 7 de fevereiro de 2014

Durante os dias 04 a 07 de fevereiro, a Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet, realizou o 3º Encontro Estadual de Filosofia, com o tema “A Filosofia no Universo Adulto”.

O evento aconteceu no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), no Campus Universitário Paulo VI. Em sua terceira edição, o encontro abordou a fase adulta do universo humano, tendo como objetivo discutir as questões existenciais do homem moderno.

Para a coordenadora do curso de Filosofia da UEMA, modalidade a distância, e organizadora do Encontro, professora Leila Amum, a discussão principal do encontro foi sobre “a capacidade de leitura do homem frente aos temas que lhe circunda. Será que essa dificuldade de leitura compromete a capacidade de compreensão de si e da humanidade?”, indagou.

O evento concluiu a proposta lançada pela organizadora do projeto em 2011, que visava abordar as três fases de vida do indivíduo: infantil, adolescente e adulto, em eventos distintos, fechando uma trilogia com o tema central do evento.

O encontro de Filosofia foi pensado inicialmente para graduandos, mas foi aberto, também, a profissionais de Filosofia e à comunidade acadêmica. Foram debatidas, ainda, questões antropológicas, como ética, estética e racismo, assuntos latentes ao cotidiano do indivíduo.