Acolhimento da Uniti 2014

Por em 18 de março de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae) realizou, na tarde de hoje (18), no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), Campus Paulo VI, o Seminário de Acolhimento da 3ª turma do projeto Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti).

Participaram da recepção dos novos alunos o reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins Ferreira; a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha; a diretora do Cecen, Andréa de Araújo e a coordenadora de interiorização da Uniti/Uema, representando a coordenação geral da Uniti, professora Maria Alzira de Melo Ferreira.

A pró-reitora Vânia Lourdes manifestou sua alegria em receber os novos alunos, explicando que a Universidade já participa, há 18 anos, desse projeto, e que está sediando a terceira turma no campus Paulo VI, com a intenção de melhor atender à comunidade local. “O nosso interesse é dar tudo que eles almejam. Estamos aqui a serviço de todos e queremos contar com a experiência e sabedoria de cada um para trocarmos boas ideias”, enfatizou Vânia Lourdes.

A pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora, deu as boas-vindas aos participantes.  “Estamos de braços abertos para recebê-los, desejando a todos um excelente curso na Uema”, disse.

O reitor mencionou que não poderia deixar de estar presente nesse acolhimento. “Este projeto tem sido desenvolvido com êxito e estamos expandindo para outros centros da Uema, com turma em Açailândia, Bacabal, São João dos Patos e Imperatriz. Espero que tenha vida longa e que mais pessoas tenham oportunidades de está aqui”. E os motivou: “Considerem-se importantes dentro da Uema, tragam seus projetos e propósitos para engrandecer a instituição, que muito quer fazer em prol do bem comum”.

Com a palestra, “Envelhecimento e dignidade humana: desafio da vida”, a professora Maria Alves Feitosa tratou sobre as expectativas de toda a vida que determinarão se a velhice será uma oportunidade para a liberdade e consolidação da experiência adquirida ou uma prisão de todo potencial humano.

A Uniti é um projeto de formação continuada, criada em 1996, pelo Governo do Estado do Maranhão, que mantém convênio com o Sesc, Ufma, Seplan e Uema. Constitui um espaço de convivência interativa que proporciona ao idoso maranhense a redescoberta das vivências relacionais tanto no ambiente familiar quanto social, dando ao idoso a oportunidade de compartilhar pensamentos e sentimentos.

Tem o objetivo de promover mudanças qualitativas no padrão de vida do idoso, a partir da autodescoberta e autovalorização, por meio do diálogo, visando a fortalecer as suas habilidades intrapessoais. Utiliza uma metodologia que desenvolve as ações educativas, as quais proporcionam condições de um trabalho socializante, preocupando-se com o estado psicológico e o comportamento emocional do idoso.