Aula inaugural dá boas vindas aos acadêmicos do Mestrado em Recursos Aquáticos e Pesca

Por em 11 de março de 2014

Em cerimônia realizada na última segunda-feira (10), no auditório do Curso de Ciências Biológicas, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) iniciou oficialmente as atividades do Curso de Mestrado Acadêmico em Recursos Aquáticos e Pesca, com aula inaugural ministrada pela professora Rosangela Lessa, da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Este é o sétimo Curso em nível de mestrado da Uema. Com o objetivo de formar profissionais especializados em recursos aquáticos e pesca, é voltado para as áreas de Ciências Biológicas, Engenharia de Pesca, Oceanografia e afins.

Os estudos são direcionados à análise dos recursos pesqueiros, envolvendo a identificação, quantificação, bioecologia e biomonitoramento, assim como ao diagnóstico da exploração das principais espécies e as formas adequadas de manejo, com enfoque na educação ambiental das comunidades pesqueiras para a exploração a longo prazo.

A primeira turma do Curso, formada por 12 mestrandos, mostra-se motivada e com grandes expectativas para a nova jornada que se inicia: “Trabalhei com recursos aquáticos e pesca ao longo da minha graduação, e esse Programa tem todo o perfil dos trabalhos que eu produzi durante esse período, além de representar uma área importante para o nosso estado. Como primeira turma, temos a responsabilidade de manter o Curso e trazer trabalhos inovadores para a nossa instituição”, afirma Débora Batista, bióloga formada pela Uema e reingressante por meio do Programa de Pós-Graduação.

Para o reitor José Augusto Silva Oliveira, o momento significa mais um avanço para o crescimento da Universidade que, com esse Curso, vem contribuir para o desenvolvimento do estado: “Somos uma instituição rica, forte e comprometida, que incentiva a formação de profissionais e cidadãos que possam colaborar com a construção de uma sociedade melhor. O que estamos vendo aqui, é fruto do trabalho que nos dispusemos a realizar, visando o desenvolvimento da Uema e dias melhores para todos”, destacou.

Do mesmo modo, o vice-reitor Gustavo Pereira da Costa falou da satisfação em poder participar da implantação de mais um Programa de Pós-Graduação na Uema e deu boas-vindas aos novos mestrandos: “Tanto aos alunos egressos quanto aos que chegam aqui pela primeira vez, espero que possam usufruir dessa formação sólida que é oportunizada pela experiência e competência do corpo docente que forma a Uema. Somos uma Universidade jovem, mas essa juventude nos preenche de entusiasmo e de otimismo a cada conquista”, ressaltou.

A palestrante Rosângela Lessa, abordou sobre a Conservação dos Recursos Pesqueiros e as mudanças neste cenário. A professora também parabenizou os acadêmicos, enfatizando a responsabilidade destes em contribuir com a consolidação do Curso: “Espero que tenhamos bons trabalhos como fruto desse Programa. Tudo isso é resultado de muito empenho, mas vocês já conseguiram vencer a primeira batalha, que foi a seleção. Que vocês possam fazer a diferença para que se tenha um doutorado a curto prazo”, disse.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Candanedo Guerra, também destacou a importância da ocasião: “É o sétimo filho que estamos vendo nascer, e o primeiro do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais. Sou ciente da capacidade de pesquisa dos trabalhos que estão sendo realizados aqui há muitos anos, e que novas iniciativas venham fortalecer todos os programas que já estão em andamento. Reitero que a PPG continua de portas abertas para tudo o que vocês precisarem para desenvolverem suas pesquisas. Nos sentimos orgulhosos porque a tarefa está sendo cumprida”, acrescentou.

Destacando a alegria em dar início às aulas da primeira turma do Mestrado em Recursos Aquáticos e Pesca, a coordenadora do Curso, Raimunda Fortes, deixou sua mensagem de agradecimento aos colaboradores e saudou aos alunos: “Nós somos resultado do que pensamos e fazemos. Hoje estamos diante de uma aspiração realizada, graças ao empenho de muitas pessoas e instituições parceiras. Nossa equipe vai trabalhar para proporcionar aos mestrandos a melhor experiência acadêmica possível, objetivando atingir com plenitude os três grandes produtos da pós-graduação, que são a formação de recursos humanos de alto nível, as publicações com grande fator de impacto e as dissertações significativas na área de pesquisa do Programa”, enfatizou.

Na ocasião, também estiveram presentes o pró-reitor Walter Canales Sant’Ana (Administração), a professora Andréa de Araújo, diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), a professora Zafira de Almeida, vice-coordenadora do Mestrado Acadêmico em Recursos Aquáticos e Pesca, além de professores e diretores de cursos.