Aula inaugural do Programa CMIRA na UEMA para alunos de Medicina

Por em 11 de março de 2014

Na noite do dia 10 de março, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizou a aula inaugural do curso de capacitação de habilidades, por meio do CMIRA, um programa do Hospital Sírio-Libanês, do qual a Universidade é parceira. O Programa visa dar apoio às escolas médicas, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do cuidado em saúde e da segurança do paciente. Um curso de preparação para provas de residência médica.

20 acadêmicos do curso de Medicina da Uema, campus Caxias, participam do Programa. “Esse é um passo muito importante em relação ao curso. Essa parceria entre a Uema e o Sírio traz para nós novas perspectivas de melhorar nosso conhecimento em relação ao curso de Medicina e nos aproxima de um grande centro de Medicina. Então, sem dúvida as expectativas são as melhores”, disse a aluna Jessica Vanters.

O curso será ministrado por renomados médicos do Sírio-Libanês, via videoconferência, e tem como facilitadores os médicos e professores Fábio Farias, Alexandre Tobias e Afi Ali Uthant, ambos da Universidade.

“Creio que o objetivo maior é fazer com que esses alunos tenham acesso a uma dinâmica com relação ao atendimento inicial de um paciente, fazendo com que eles discutam por meio de uma web conferência com grandes nomes do Sírio-Libanês, interagindo através de aulas teóricas e práticas”, destacou o professor Afi Ali Uthant.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uema, Porfírio Candanedo Guerra, essa é mais uma vitória da Universidade e de extrema importância para a Instituição. “Conseguimos trazer o programa para a Universidade como forma de fortalecer o curso de Medicina. E ganhamos muito com isso, pois esse é um Programa que o Sírio leva ao Brasil inteiro e aqui na Uema os alunos não pagarão como em outras IES. Então, aproveitem toda a tecnologia que estamos oferecendo para vocês, aproveitem essa oportunidade”, ressaltou.

O curso acontece nas dependências do Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet. “Nos alegramos em intermediar o curso, que é ofertado na modalidade a distância, via videoconferência, pois intermediar tecnologias é nosso objetivo. Quero que os estudantes se sintam em casa. Para nós do Núcleo é uma alegria compartilhar o que a Universidade tem investido em termos de tecnologias educacionais”, disse a coordenadora geral do UemaNet, Profa.Dra.Ilka Serra.

As aulas acontecem todas as segundas-feiras até o dia 10 de novembro deste ano. Durante esses meses, os acadêmicos passarão por diversas áreas da Medicina, como Pediatria, Obstetrícia e Clínica Médica. Além disso, ao final do curso, os dois melhores alunos farão um estágio médico observador no Sírio-Libanês.