Curso de História realiza palestra sobre ?Ditadura Militar? aos novos alunos

Por em 21 de março de 2014

Como parte das atividades de acolhimento aos novos alunos do Curso de História, foi realizada, na manhã de hoje (21), a palestra sobre a temática “Ditadura Militar”, ministrada pela professora Mônica Picollo, no auditório do Centro de Educação Ciências Exatas e Naturais (Cecen).

Na oportunidade, a professora abordou sobre a temática que será debatida no II Colóquio Internacional, que acontece no mês de abril, no prédio de História, no Centro Histórico. Ainda durante a manhã, foi realizada a exibição do filme “Pra Frente Brasil”, que apresenta um retrato do período da Ditadura Militar no país. O longa metragem impulsionou o debate entre os alunos, que puderam interagir com os demais acadêmicos.

Para a professora Mônica Picollo, que apresentou aos alunos as possibilidades que a carreira de historiador permite, o curso de História da Uema vive um bom momento, diante das recentes conquistas, como a inauguração do novo prédio e o início do Mestrado em História. “Estou impressionada com o apoio institucional que o Curso de História tem recebido. E essas questões têm que ser passadas aos alunos para que eles saibam tudo de bom que o magistério tem a nos proporcionar. O magistério é uma carreira árdua em termos de tempo de dedicação e em termos de carga de trabalho, mas é uma carreira em que o retorno é imediato”, pontuou a professora.

A docente destacou, ainda, que existe uma função social que é desenvolvida pelo professor. “É uma carreira que pode sim possibilitar ascensão econômica, e uma reversão de um quadro de miséria absoluto. Não só para quem está trabalhando, mas também para os alunos. É a ideia de que eles reproduzam na vida deles esse ciclo de ampliação de conhecimento. Esse é o nosso papel fundamental: mostrar para eles a importância que tem o nosso trabalho”, afirmou.