Distribuição e preservação são temas de palestra sobre o Dia Mundial da Água


Por em 25 de março de 2014



Em homenagem ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, a Comissão Permanente de Educação Ambiental (Copea), realizou, na última segunda-feira (24), uma palestra com a professora Ediléia Dutra Pereira, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), na qual foram abordados temas como a distribuição da água e conservação dos recursos hídricos.

Apesar do grande volume de água existente em nosso planeta (cobrindo cerca de 70% da superfície), somente uma parcela mínima é própria para consumo humano. Além disso, a contaminação e o desperdício agravam o problema, colocando em risco o abastecimento de toda a humanidade no futuro.

“A distribuição de água é um problema mundial, e aqui na Ilha de São Luís não é diferente. Temos situações graves, com os mananciais hídricos se perdendo. O Reservatório Batatã, por exemplo, responsável por boa parte de seu abastecimento, está contaminado, fato muito preocupante, já que temos poucas alternativas de água doce existentes na Ilha”, ressalta Ediléia.

De acordo com a professora Regina Castro, coordenadora geral do Copea, a discussão sobre a utilização responsável e participação nas decisões sobre a distribuição e preservação da água, é necessária em todas as esferas da sociedade: “É um recurso indispensável a todos os seres vivos, portanto é nosso dever cuidar bem dele, enquanto cidadãos. A carência de água é crescente e as agressões às reservas hídricas são cada vez mais intensas. Precisamos parar e buscar soluções conjuntas para a conservação desse bem”, explica.

Dia Mundial da Água – A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (Onu), no dia 22 de março de 1992, a partir da conferência ambiental Rio 92, sediada no Brasil. É um apelo à reflexão sobre a importância da água, chamando a atenção para seu uso consciente e discussão sobre medidas que possam preservá-la, garantindo o consumo adequado nessa e nas futuras gerações em todo o mundo.



Últimas Postagens