Grande movimentação marca o segundo dia do II Colóquio Internacional e I Simpósio em História Contemporânea

Por em 9 de março de 2014

A manhã do segundo dia (9), do  II Colóquio Internacional e I Simpósio em História Contemporânea: o colapso das ditaduras – rupturas e continuidades, que aconteceu no prédio do Curso de História pela manhã e no Convento das Mercês à tarde e à noite – Centro Histórico, foi marcada por simpósios temáticos.

Dentre os temas apresentados, podem-se destacar alguns como “O aparato legislativo na Ditadura Militar, referente ao estudo de História”, do estudante do Mestrado Profissional em História, Tiago de Jesus Araujo Cruz, que busca analisar as atitudes tomadas pelo governo da Ditadura Militar, na área da educação, em especial, nas disciplinas de Geografia e História. Ele explica que no antigo primário, as duas matérias foram fundidas e diluídas, originando o que se conhece como estudos sociais, ministrados até hoje, no ensino fundamental. Já no Ensino Secundário (atual ensino médio), as áreas das ciências humanas perderam espaço para os cursos profissionalizantes, o que tornou as discussões em sala de aula cada vez menos complexas e aprofundadas, gerando perdas lastimáveis para a educação brasileira.

Tiago Cruz explica que é a primeira vez que participa de um evento desse porte. “É um grande peso para o nosso currículo. É uma honra está participando, principalmente, nessa etapa que estou vivendo, de implantação do mestrado profissionalizante (em História) na Uema, e, como tal, temos que dar nossa contribuição”, afirmou.

A estudante Rositânia Pereira de Farias, do 7º período de História, que também participou das atividades, apresentou o estudo “A Greve da Meia Passagem de 1989”, na qual buscou fazer um comparativo com as manifestações da década de 80 e da atualidade, por meio das notícias veiculadas nos impressos da época e, na atualidade, com que é divulgado nas redes sociais.

Para a acadêmica é um momento de produção, “foi uma oportunidade que eu tive de mostrar alguma coisa produzida por mim, enquanto estudante. Espero que eventos desse nível aconteçam muito mais”, declarou.

II Colóquio Internacional e I Simpósio em História Contemporânea acontece até sexta-feira (11), com mais palestras, mesas redondas e lançamento de livros.