Lançamento do Pibid Ciências Sociais é tema de reunião na Uema

Por em 22 de março de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) iniciou, na tarde de ontem (20), no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), as atividades do Pibid Ciências Sociais.

Estiveram presentes, a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha; o diretor do CCSA, José Antonio Ribeiro de Carvalho;  a professora, Lídia Martins, o coordenador da área de Ciências Sociais, Domingos Cantanhede; os professores supervisores, Walter Rodrigues Marques, Flor de Maria e Nouvack Cutrim, todos de escolas públicas estaduais da Cidade Operária; o professor Greilson de Lima, colaborador da área de Ciências Sociais, além de 15 alunas bolsistas e duas voluntárias.

A programação contou ainda com uma palestra do diretor do CCSA, José Antonio Ribeiro de Carvalho, na qual fez um relato sobre a história da construção do subprojeto de Ciências Sociais. Em sua palestra, destacou a parceria estabelecida com a Universidade Estadual de Londrina-PR, através das professoras Angela, Adriana e Andréa, articulada no Encontro Nacional sobre Ensino de Sociologia e no Congresso Brasileiro de Sociologia, que culminou no evento de Formação de Professores, Material Didático e Ensino de Sociologia: experiências do Paraná e Maranhão e na formulação do projeto lançado neste dia.

A professora Lídia Martins, coordenadora institucional do Pibid/Uema parabennizou as alunas bolsisas e os supervisores por terem conquistado um espaço no programa e ressaltou a importância da dedicação de todos para que o projeto logre êxito e reconhecimento pelas boas práticas desenvolvidas na execução do projeto.

Depois, foi inaugurada a sala Pibid Ciências Sociais, localizada no Centro de Ciencias Sociais Aplicadas. A sala é um ambiente de referência das alunas bolsistas, supervisores, coordenadores e colaboradores. O espaço servirá para reuniões do projeto e abrigará o pequeno acervo bibliográfico exclusivamente voltado para o ensino de Sociologia/Ciências Sociais na Educação Básica.

Na sequência, o coordenador do Pibid/Ciências Sociais/Uema  professor Domingos Cantanhede fez uma exposição com o tema: “Pibid: objetivos, modalidade de bolsas, responsabilidades das insituições e dos/das bolsistas e Legislação Pertinente” e fez uma apresentação do Subprojeto de Ciências Sociais: proposta aprovada e plano de trabalho.