Pibid inicia atividades com bolsistas do Curso de Química

Por em 14 de março de 2014

Nesta sexta-feira (14), acadêmicos do Curso de Química da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), participaram da reunião que deu início às atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica à Docência (Pibid), que conta com o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A ocasião contou com a presença da pró-reitora de graduação Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha, a coordenadora institucional do Programa, Lídia Santos Pereira Martins, o coordenador de gestão, João Coelho Filho, e dos professores Ítalo Prazeres da Silva e Antônio Francisco Fernandes de Vasconcelos, do Departamento de Química e Biologia.

Outros projetos como os dos cursos de Letras, Física e Biologia também já começaram seus trabalhos do Programa. No total, 175 alunos dos cursos de licenciatura do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Centro de Estudos Superiores de Caxias (Cesc) e Centro de estudos Superiores de Timon (Cesti), participam do Pibid, recebendo bolsas de incentivo à docência. Ao longo do projeto, os acadêmicos deverão desenvolver atividades de acordo com o plano de trabalho previamente aprovado pela comissão do Programa.

“A gente deseja que todos tenham muito trabalho e bons resultados. Esperamos que vocês cresçam com esse projeto e possam contar sempre com o apoio da coordenação e supervisores do Pibid aqui na Uema”, ressaltou a professora Lídia Martins.

O Pibid tem como objetivo incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, contribuindo para a valorização do magistério e a qualidade da formação inicial de professores de licenciatura. Também tem como meta a inserção dos licenciados no cotidiano de escolas a rede pública de educação, como forma de oportunizar a criação e participação em experiências e práticas docentes que busquem a resolução de problemas do processo de ensino aprendizagem.