Planejamento de banco de dados é tema de TCC de Pós-graduação em Engenharia de Planejamento

Por em 22 de março de 2014

Com o objetivo de planejar um projeto de banco de dados para a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), trabalho intitulado “Utilização da Metodologia Sisp no planejamento do projeto de banco de dados da Uema”, realizado pelo acadêmico Diego Ramos Silva, do Curso de Pós-graduação em Engenharia de Planejamento, foi defendido na última terça-feira (18), no auditório do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT).

Diego Ramos Silva faz parte de uma turma de 23 alunos que, no mês de março, estão concluindo o curso em nível de especialização, que faz parte do Programa de Mobilização da Indústria de Petróleo (Promimp), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Orientado pelo professor Fernando Demétrio, o trabalho foi feito em parceria com acadêmicos do Curso de Engenharia da Computação, numa produção multidisciplinar: “O trabalho ainda está numa etapa inicial, que é a de planejamento. A partir dele poderemos elaborar o projeto e quiçá a implantação de um programa de gestão da informação na Universidade, que trará inúmeros benefícios para a instituição”, destaca o professor orientador.

Graduado em Engenharia Mecânica, Diego ressalta a satisfação em poder trabalhar e aprender sobre uma área até então desconhecida, assim como poder contribuir um pouco com a Universidade: “Recebi a missão de planejar o banco de dados que está sendo desenvolvido pelos alunos de Engenharia de Computação. Foi um grande aprendizado, pois pudemos trocar conhecimentos; eu pude aprender um pouco sobre a área de Tecnologia da Informação, que eu ainda não conhecia, e eu os ajudei com a área de planejamento, com a qual eles ainda não tinham familiaridade”, explica.