Trote ecológico marca recepção de calouros na Uema

Por em 21 de março de 2014

Como forma de interação entre a comunidade acadêmica, os novos alunos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participaram, na última quinta-feira (20), do trote cultural, que integra a programação da Recepção Cultural do Campus Paulo VI. No momento, calouros e veteranos de diversos cursos, plantaram mudas de árvores nativas da região, como forma de contribuir com a arborização local.

É uma alternativa inovadora ao tradicional “trote de calouros”, rito de passagem que marca a chegada de novos alunos na Universidade. Nessa versão, os participantes têm estimulada sua consciência ambiental e cidadã, com a prática de atividades voltadas para o cuidado com o meio ambiente e com a sociedade em geral.

O evento é promovido pelo Diretório Central de Estudantes (DCE), em parceria com a Comissão Permanente de Educação Ambiental (Copea), Sindicato dos Trabalhadores da Uema (Sintuema), Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), Reitoria, professores e chefes de departamento.

Cerca de 45 mudas, bem como as ferramentas necessárias para o plantio, foram doadas pela Fazenda Escola da Uema. Árvores frutíferas típicas da vegetação maranhense, como bacuri, jambo, caju, pitomba e tamarindo foram distribuídas nas áreas próximas ao prédio do DCE. “Nosso objetivo é poder mudar um pouco a paisagem, tornando nossa Universidade mais agradável. É uma forma de trabalhar essa questão do meio ambiente, além de renovar na recepção dos calouros”, explica Elias Costa Ferreira, representante dos alunos no Copea.

Esta é a segunda vez que o trote é direcionado à educação ambiental. Em 2013, os ingressantes puderam participar de atividades de reciclagem, produzindo objetos decorativos a partir da reutilização de garrafas pet, descartadas em grande número no Restaurante Universitário da Uema.

A programação da Recepção Cultural inclui também palestras e momentos culturais de arte, música e poesia.