UEMA é destaque na educação mediada pelas tecnologias

Por em 21 de março de 2014

Em entrevista recente o Secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes deu destaque a Universidade Estadual do Maranhão como uma instituição pública que avança a cada dia em tecnologias para atender com qualidade a educação do Maranhão.

Dadas às dimensões continentais do Brasil, a tecnologia tem um papel fundamental na articulação de municípios longínquos, na troca de experiências e na construção de saberes que podem ser ministrados utilizando as TICs.

Mas, você deve está se perguntando: o que são realmente tecnologias educacionais? De acordo com a Coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Educação da Uema – UemaNet, Profa.Dra.Ilka Serra, “O termo tecnologia educacional remete ao emprego de recursos tecnológicos como ferramenta para aprimorar o ensino. É usar a tecnologia a favor da educação, promovendo mais desenvolvimento socioeducativo e melhor acesso à informação”.

A missão do UEMANET é dar suporte tecnológico e logístico aos cursos à distância e

presenciais, oferecidos pela Universidade Estadual do Maranhão, no que diz

respeito ao desenvolvimento e à produção de mídias educacionais. Para o Secretário de Estado da Educação do Maranhão, Pedro Fernandes, essa modalidade de ensino é de extrema importância para a educação maranhense. “É claro que o ensino a distância no país vem crescendo significativamente. O MEC, em parceria com as universidades, vem apostando na EaD como uma alternativa para suprir a demanda de formação superior no país. Mas, para avançarmos na democracia é necessária uma educação universal, onde todos tenham o direito e o acesso a educação. Mais do que isso: precisamos de qualidade. E para uma educação universal e de qualidade é preciso uma mediação tecnológica. Um país grande precisa usar a mediação para poder chegar mais rápido ao cidadão. Hoje, a informação é muito rápida. Então, nunca vamos conseguir através dessa “velha escola do século XIX” suprimir essas necessidades. A educação a distância chegou para ficar e essa é realmente a grande solução para a educação”, destaca o Secretário.

Apesar da sua importância e crescente desenvolvimento, o uso desses métodos em sala de aula enfrenta alguns obstáculos, como a falta de estrutura das escolas, dificuldade de acesso a essas novas tecnologias, a necessidade de formação de gestores e dos próprios professores.

A Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT) trava uma luta diária para que realmente aconteça a ampliação do uso das tecnologias educacionais nos processos de ensino-aprendizagem de todo o país. Segundo a ABT, ainda há resistência por parte de alguns profissionais da educação, que temem ser substituídos pela tecnologia.

A coordenadora do UemaNet explica que isso é um mito, um engano que precisa ser revisto: “É necessário deixar bem claro que tecnologia é apoio e não substituta da ação. Aliar tecnologia educacional ao trabalho de bons professores é imprescindível para o ensino, tanto presencial, quanto a distância, e os professores da UEMA vem se destacando nesse sentido.

Tecnologias educacionais

Um grande aparato que traz inúmeros benefícios sociais e educacionais é o computador. Incorporá-lo aos processos pedagógicos é o que podemos chamar de informática educacional. Com o computador, vem o mundo cheio de possibilidades da internet que, bem utilizada, pode facilitar demais o aprendizado de qualquer conteúdo ou matéria escolar. A internet pode levar o aluno a lugares aonde, talvez, ele jamais chegaria, ou não tão rapidamente; propicia o acesso a bibliotecas internacionais, pessoas de outras culturas, outras línguas, ilustrações de mapas, países, vídeos sobre o passado e até sobre o futuro.

Essa dinâmica provoca e estimula o aluno a querer mais. O começo é de e-mails, chats, pesquisas básicas. Depois, com a ajuda fundamental dos professores, eles podem avançar para jogos educativos, uso de softwares educacionais, redes sociais específicas, salas de aula virtuais. Em escalas superiores, é possível falar em cursos adistância. Não falta opção quando falamos em tecnologias educacionais. Com elas, a curiosidade é aguçada e os caminhos ficam bem mais acessíveis.

Confira o vídeo que o Secretário de Educação do Maranhão, Pedro Fernandes, gravou, destacando a importância da educação mediada pelas tecnologias para o Estado:

VÍDEO PEDRO FERNANDES