Uema e Polícia Militar realizam aula inaugural do CFO

Por em 17 de março de 2014

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (17), a Aula Inaugural para os 45 cadetes do Curso de Formação de Oficiais da Uema (CFO). A recepção aos novos alunos aconteceu no Palácio Henrique de La Roque, no Calhau, e contou com a presença de diversas autoridades.

Entre os presentes, participaram da solenidade o reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira; o Cel. João Alfredo Soares Nepomuceno, subcomandante Geral da PM; o Cel. Flávio Antônio Silva de Jesus, diretor de Ensino da Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias”; o Ten. Cel., Carlos Augusto Furtado, comandante da Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias”; o Dr. Cássio Guimarães, promotor de Justiça; a professora Vera Lúcia Bezerra Santos, diretora do CFO; o Dr. Suvany Meireles, corregedor geral da MP; o Cel. Boa Ventura Furtado, comandante do CPAI4; o Cel. Odair Santos Ferreira, diretor de Finanças da PM; e o Cel. Jeferson Teles, chefe de gabinete Militar do TJ; além de convidados e familiares dos cadetes.

Depois de cumprimentar as autoridades presentes, o reitor José Augusto falou da parceria exitosa entre a Uema e a Polícia Militar. Disse, ainda, que outras cerimônias semelhantes estavam acontecendo nos diversos municípios do estado, por meio dos 21 campi da Uema, e acrescentou: “Esta é uma instituição grandiosa que tem contribuído com o crescimento do Estado do Maranhão. Nossa missão é fazer o melhor, porque a Uema está a serviço da sociedade maranhense, formando cidadãos comprometidos com o bem estar de todos”, completou José Augusto.

O subcomandante, Cel. Nepomuceno, ao se manifestar durante a solenidade, iniciou sua fala dizendo aos cadetes da importância de Deus na vida de cada um deles. “Vocês estão aqui porque entenderam que devem servir ao próximo. Ao abordar um cidadão, vejam nele, um pai, uma mãe ou um filho”. Ele ainda os orientou acrescentando que, “o policial militar, principalmente o cadete, precisa agir com autoridade, mas, acima de tudo, com justiça, força e correção”, enfatizou.

O Curso de Formação de Oficiais (CFO) é fruto do convênio de mútua cooperação técnico científico, celebrado entre a Universidade Estadual do Maranhão e a Polícia Militar do Maranhão. Durante os 21 anos de parceria, o CFO já formou 490 oficiais, sendo 446 do Maranhão, 25 do Piauí, 10 de Sergipe 05 do Acre, 04 do Ceará.