Uema e Seduc assinam convênio de cooperação e termos de Cessão de Escolas

Por em 28 de março de 2014

Em solenidade na tarde de hoje (28), no auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) firmaram parceria, por meio da assinatura de um convênio de cooperação técnico-científico e de termos de Cessão de Escolas no continente.

O reitor José Augusto Silva Oliveira e o secretário Pedro Fernandes, acompanhados do vice-reitor Gustavo Pereira da Costa; da secretária adjunta de Ensino da Secretaria de Educação, Leuzinete Pereira da Silva e, ainda, de gestores, autoridades e professores das duas instituições, realizaram a assinatura do convênio de cooperação técnico-científico, que tem como objeto desenvolver projetos, programas e atividades de interesse da Uema e da Seduc.

Na ocasião, assinaram também os termos de Cessão de uso de imóveis, onde funcionavam as escolas: Centro de Ensino João Ribeiro (Codó), Unidade Escolar Odorico Mendes (Pinheiro), Centro de Ensino Maria das Neves dos Santos Nascimento (Lago da Pedra), e Centro de Ensino Luís Montenegro Tavares (Coroatá), para a instalação de Centros de Estudos Superiores da Uema.

Segundo o secretário Pedro Fernandes, “a Seduc elaborou um plano estratégico que tem como diretrizes melhorar o nível de aprendizado no Maranhão, universalizar o ensino médio, implantar o regime de colaboração e combater o analfabetismo no estado. Temos conhecimento da nossa realidade, a partir de um diagnóstico realizado e imaginamos um melhor cenário na educação do Maranhão”.

E destacou: “Não podemos abrir mão de parceiros, e, sem dúvida, a Uema é um dos nossos grandes parceiros, com possibilidade de ajudar a educação em nosso estado”. Ele concluiu acrescentando que “é preciso chamar a Uema ao nosso encontro e chegar a mais municípios, desenvolvendo educação de qualidade, pois a presença da universidade modifica o ambiente”.

Além disso, o secretário destacou a importância da criação do Sistema Maranhense de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Simae), que é uma ferramenta que, segundo ele, possibilitar o acompanhamento da qualidade da educação e reúne subsídios para formulação de políticas públicas.

Na sua abordagem, o reitor José Augusto Silva Oliveira ressaltou: “Essa cerimônia tão rica é de grande importância para a Uema e para o Estado do Maranhão”. Conforme explicou, a Universidade tem a missão de formar profissionais e é efetivamente uma instituição que tem abraçado e vencido os desafios de oferecer melhores condições de vida às diferentes classes sociais no estado, pela via da educação.

“Estamos crescendo e nos afirmando cada vez mais e, com isso, mais pessoas, órgãos e agentes públicos e privados estão acreditando no trabalho desenvolvido pela Universidade. Hoje, o secretário nos dá mostra de não somente ser colaborador da Uema, mas expressa um sentimento dela pertencer, com atitudes concretas que vem de encontro à melhoria da qualidade de suas ações", conclui o reitor.