Uema e Seduc firmarão termo de parceria para avaliação escolar

Por em 27 de março de 2014

Em solenidade a ser realizada amanhã (28), às 14h30, no auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) firmam parceria, por meio da assuinatura do Termo de Intenção do Projeto de Avaliação da Aprendizagem Escolar e do Termo de Cessão das Escolas, realizada entre o reitor José Augusto Silva Oliveira e o secretário de Educação, Pedro Fernandes, com a participação de gestores e professores das duas instituições.

A proposta de criação do Sistema Maranhense de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Simae) foi discutida, na última segunda-feira (24), por representantes da Uema e da Seduc. A ferramenta objetiva possibilitar o acompanhamento da qualidade da educação e reunir subsídios para formulação de políticas públicas.

Na oportunidade, Pedro Fernandes explicou que o sistema irá avaliar todos os níveis e modalidades de ensino, envolvendo as redes estadual e municipais, aferindo todas os setores da educação. "A ideia é criar um sistema de avaliação que servirá também para a Uema planejar sua oferta de cursos de formação inicial e continuada de professores", apontou. Ele também sugeriu a assinatura de um protocolo de intenções entre as duas instituições a fim de criar o simae no estado.

Euda Batista destacou o papel da universidade no apoio às políticas públicas estaduais e a importância do sistema de avaliação para os resultados educacionais. "Será o primeiro passo para a implantação da meritocracia, avaliando o resultado real de cada escola e daqueles envolvidos com a educação", acrescentou.

O Simae tem a finalidade de oferecer aos gestores das diversas instâncias, informações necessárias para orientação das políticas públicas educacionais e a sociedade em geral, como medida de qualidade do ensino ofertado pela rede pública do Maranhão.