Uema e Semed dialogam sobre a formação de professores no município

Por em 22 de março de 2014

Em reunião realizada na última sexta-feira (21), o reitor José Augusto Silva Oliveira recebeu, na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a visita de Geraldo Castro, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para discutir pontos importantes do Acordo de Cooperação Técnica existente entre as duas instituições.

Na ocasião, foram discutidas pautas relacionadas à formação de professores como a articulação de melhoria da educação na cidade de São Luís e em todo o estado do Maranhão. “O campus da Uema abriga ações da Prefeitura e, por meio das quais, podemos discutir o aprimoramento destas atividades, bem como outras propostas para que as duas instituições possam trabalhar juntas. Em relação à formação de docentes, a Uema pode contribuir com os programas Darcy Ribeiro, que trabalha com o licenciamento de professores em ciências, o UemaNet e a Universidade Aberta do Brasil, que oferecem cursos a distância, também voltados para a qualificação de professores”, ressaltou o reitor José Augusto Oliveira.

Dentre as negociações, está a disponibilização de vagas do Curso de Pedagogia, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), para professores da rede municipal de ensino: “Infelizmente, o município ainda possui muitos professores atuando sem a devida qualificação. Nossa meta é ampliar a formação superior desses docentes e reduzir a zero esse déficit na nossa educação. O apoio da Uema é fundamental neste âmbito”, pontua o secretário Geraldo Castro.

Na oportunidade, também foram abordados assuntos relacionados à inspeção escolar, assim como a utilização de áreas da Uema por órgãos mantidos pela Prefeitura, como o Centro de Zoonoses, por exemplo. A reunião contou também com a presença da coordenadora geral do UemaNet, Ilka Márcia Souza Serra, da coordenadora do e-Tec, Eliza Flora Muniz e representantes da Assessoria Técnica Pedagógica da Semed.