Uema e TRE/MA realizam palestra sobre gestão ambiental


Por em 28 de março de 2014



Na manhã de hoje (28) a Universidade Estadual do Maranhão, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, secção Maranhão, promoveu a palestra Gestão Ambiental do TRE/MA, para alunos do Curso Técnico em Serviços Públicos da Instituição, modalidade a distância.

O momento faz parte da disciplina Prática Profissional de Serviços Públicos, e a palestra foi transmitida, via web conferência, para 13 polos do UemaNet.

O objetivo foi apresentar aos presentes e ouvintes o Plano Estratégico da Agenda Ambiental do TRE/MA no triênio de 2012-2015. Este foi apresentado pelo analista judiciário e presidente da Comissão de Gestão Ambiental, Christiano Neitzke, e pela técnica judiciária, Lourdes Coimbra.

“O Tribunal é consciente da necessidade de mudanças que visem o uso racional dos recursos públicos e naturais, por isso a construção desse Planejamento, onde foi estabelecida a responsabilidade social e ambiental como tema de fundamental importância, sendo um legado de valor a ser entregue à sociedade”, explicou Christiano Neitzke. 

O Plano tem como objetivos principais a racionalização dos recursos públicos como forma de eliminar desperdícios, incluir a sustentabilidade no ambiente de trabalho, além do trabalho com resíduos sólidos e reciclagem, gerando renda, pensando, em primeiro lugar, na preservação ambiental. 

De acordo com Christiano, dificuldades sempre existirão: “Essa é uma mudança na cultura organizacional, de um costume já enraizado. Mas, com muito trabalho de conscientização, com o passar do tempo, acaba virando hábito. Pouco a pouco estamos contribuindo para a sustentabilidade”.

Opinião compartilhada pela técnica judiciária Lourdes Coimbra. “Claro que todo projeto, independente da área, tem que ter o envolvimento de todos para que haja a obtenção do sucesso, até porque todos têm uma forma de contribuir”, destacou. Ao final, os convidados tiraram todas as dúvidas dos presentes e daqueles que acompanhavam a palestra via web conferência. 

 

 

 



Últimas Postagens