Uema realiza Aula Inaugural de Mestrado em História

Por em 20 de março de 2014

Com grande satisfação, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, na manhã desta quarta-feira (19), a aula inaugural do Curso de Mestrado Profissional em História, Ensino e Narrativas, no auditório do prédio do Curso de História, localizado na Rua da Estrela – Centro Histórico.

Estiveram presentes o reitor José Augusto Oliveira, o vice-reitor Gustavo Pereira da Costa; os pró-reitores da Uema, Porfírio Candanedo Guerra (PPG), Walter Canales Sant’ana (PRA), Maria Auxiliadora Cunha (PROG), Antônio Pereira e Silva (Proplan) e Vânia Lourdes Martins (Proexae); bem como a coordenadora do Pós-Graduação da Uema, Cristiane Miranda; o coordenado do Programa de Pós-Graduação em História Mestrado Profissional – História Ensino e Narrativas (PPGHEN), Marcelo Cheche Galves; além de professores alunos e convidados.

Na oportunidade, o reitor José Augusto relembrou as conquistas que a Instituição obteve nos últimos anos, obra da dedicação e do compromisso de gestores e professores, e destacou a grata alegria de poderem, juntos, celebrar a aula inaugural de mais um Curso de Mestrado, o qual se soma aos sete já existentes. “Algo que chama muito minha atenção é um momento como este em que eu posso presenciar esse avanço na Uema, uma Universidade que tinha a graduação como missão maior e, que hoje, trilha o caminho da pós-graduação, no sentido de ser uma instituição mais produtiva e mais acadêmica, como todos nós desejamos”, afirmou.

Para o professor Gustavo Costa, o programa veio para coroar o engajamento e o comprometimento de professores e alunos, que se envolveram na promoção de eventos científicos regionais, nacionais e internacionais de História. “Todos nós, participes diretos ou indiretos, nos sentimos felizes porque a Uema, nesta manhã, volta suas atenções para um grupo que aqui chega, que apostou em um programa novo e pode dizer, bem vindos à Universidade Estadual do Maranhão, uma universidade que mesmo jovem, mostra sinais de maturidade. É isso que nos anima e nos convida a olhar para o futuro e sonhar”, refletiu o vice-reitor.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Guerra, aproveitou a oportunidade para falar sobre o reconhecimento acadêmico que os professores do curso possuem, que segundo ele, formam uma equipe muito ativa, com várias publicações de trabalhos, elaboração de projetos e muitas participações em editais.

Com uma plateia composta tanto por alunos do mestrado, quanto da graduação, a aula inaugural cumpre com um de seus ideais, a não distinção. De acordo com o coordenador do PPGHEN, Marcelo Cheche, o objetivo é integrar, fazer com que uma instância contribua com a outra, que as atividades, sempre que possível sejam conjuntas. Na ocasião, Marcelo apresentou a equipe docente do curso, composta por doze professores.

Desfeita a mesa de abertura, o palestrante convidado, Marcelo de Souza Magalhães, da UNIRIO, apresentou um panorama da Pós-Graduação no Brasil e fez a leitura de um de seus trabalhos sobre História da Historiografia, no qual propõem uma discussão sobre a escrita do presente.

Antes do encerramento, foi realizado, ainda, o lançamento de dois livros: A educação do “Bello Sexo” em São Luís na segunda metade do século XIX, da professora Elizabeth Sousa Abrantes, e Historiografia Maranhense – dez ensaios sobre historiadores e seus tempos, organizado pelos professores João Batista e Marcelo Cheche.

Sobre o PPGHEN – foi organizado a partir de duas linhas de pesquisa: Memória e Identidades – baseada na premissa de que a memória é elemento fundamental da narrativa histórica e que age na construção de identidades que potencializam o pertencimento social; e Historiografia e Linguagens, que parte da perspectiva crítica do conhecimento historiográfico como transformador das ações do profissional docente em sua prática cotidiana.

O Mestrado possui duração de dois anos e é voltado para professores de educação básica da rede pública de ensino de História e áreas afins, como Filosofia e Sociologia. O objetivo do Programa é atualizar competências e habilidades capazes de proporcionar um refinamento teórico-metodológico e pedagógico do historiador-docente, ante as novas diretrizes para o Ensino de História, estabelecidas desde a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais.