?Didática em Aulas Práticas e Teóricas? é tema de Jornada Pedagógica do CCA

Por em 25 de abril de 2014

Discutir sobre as questões em torno da didática como um campo de intersecção entre saberes e práticas docentes. Estes foram os objetivos da V Jornada Pedagógica do Centro de Ciências Agrárias (CCA), que acontece nesta sexta-feira (25), no auditório do Curso de Agronomia da Uema.

O evento, que contou com a palestra da professora Simone Silva Santos, reuniu docentes, diretores de curso, e alunos de pós-graduação, para discutir sobre a temática “Didática em Aulas Práticas e Teóricas”.

De forma dinâmica, a palestrante Simone Santos levantou a reflexão sobre as especificidades da formação docente a partir dos pressupostos da didática. “A universidade não pode trabalhar de mundo fechado, ela deve trabalhar em prol da comunidade em que está inserida. Pensar no aluno que está se formando, sem esquecer as concepções de ser humano. Ver esse homem a partir de todos os contextos. O professor tem que ter mais perspicácia e fazer com que seu trabalho fique até mais interessante. Essa mudança não é de cima pra baixo, mas, sim, da consciência do próprio professor, ele é o protagonista dessa história”, pontuou.

Para a estudante do Curso de Pós-Graduação em Agroecologia, Albéryca Stephany de Jesus, promover a discussão sobre a didática no ensino é de grande importância para alunos e professores. “A didática nos faz levar um enriquecimento muito grande ao aluno, quanto ao ensino. Fazendo com que ele aprenda não apenas como um receptor passivo, mas que ele possa direcionar o olhar para diversos ângulos”, afirmou.

A diretora do CCA, Francisca Neide Costa, destacou que as Jornadas Pedagógicas têm obtido êxitos quanto ao objetivo de integrar professores e diretores no que diz respeito à necessidade de se discutir o fazer pedagógico na sala de aula. “Nessa V Jornada Pedagógica temos aproximadamente 70 professores participando do evento, e podemos visualizar que, aos poucos, as pessoas estão se sensibilizando dessa necessidade de mudar suas metodologias e as suas formas de inter-relação com o aluno”, disse.

Para prestigiar o evento, também esteve presente a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora, que parabenizou a equipe organizadora pela realização da Jornada. A pró-reitora também aproveitou o momento para convidar professores e alunos a participar do Seminário do Núcleo Comum dos Cursos de Graduação da Uema, que acontece nos dias 29 e 30 de abril, na Cidade Universitária Paulo VI.