Equipe Zeus apresenta resultados alcançados pela aeronave Porthos

Por em 11 de abril de 2014

Apresentando os resultados obtidos na XV Competição SAE Brasil AeroDesign, a Equipe Zeus, do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), demonstrou as potencialidades da aeronave Porthos, projeto especial desenvolvido pela equipe para participação no evento, realizado em São Paulo.

A Equipe Zeus trabalha na criação de aeronaves para competições há 13 anos, incluindo a realizada pela SAE Brasil, que reúne estudantes universitários de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas.

Na última edição do evento, em 2013, a aeronave Porthos conseguiu a 3ª colocação geral entre os competidores da categoria Nordeste, e a 1ª no quesito “aerodinâmica”, também Nordeste, além do 1º lugar em desempenho.

De acordo com Thiago Aguiar, integrante da Equipe Zeus, a ideia é projetar um avião o mais leve possível para carregar a maior quantidade de carga, seguindo as diretrizes estabelecidas pela SAE: “No ano passado, conseguimos um avião de 2,2 kg, com capacidade de carga de quase 7kg, dependendo da interferência do clima, tempo, e outras variantes”, explica.

O empenho para participar da competição dura o ano todo, desde a elaboração do projeto até sua execução, com a montagem do avião, que dura cerca de seis meses: “Nós nos organizamos como uma empresa real, com o departamento de marketing, de planejamento, dentre outros. Esse ciclo faz com que a gente corra atrás de recursos no início do ano e estude para que nossa aeronave tenha as características que a SAE determina”, acrescenta Thiago.

Representando o reitor José Augusto Silva Oliveira, a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantins, Vânia de Lourdes Martins Ferreira, parabenizou a equipe, destacando o apoio da Universidade: “Este é um projeto que leva o nome da nossa instituição, desenvolvido por um grupo que desafia, que não teme. Esse desafio faz com que a gente cresça, e a universidade está à disposição para o que for necessário e possível à execução deste trabalho. Procuramos viabilizar esse sonho, porque esse é o nosso dever enquanto universidade. Buscamos sempre o melhor, e temos avançado com a entrada de bons alunos como vocês”, acrescentou.

A professora Amália de Castro, chefe de Departamento de Engenharia Mecânica e de Produção, enfatizou o orgulho em ver os resultados desse trabalho sendo apresentados, visto que também participa do projeto desde seu início, em 2001: “Observo o compromisso, o empenho dos alunos no desenvolvimento desse trabalho, conseguindo superar várias dificuldades e representar nossa universidade e o Estado do Maranhão. Temos a certeza de que esses alunos sairão da graduação com um diferencial, pois, mais do que conhecimento técnico, também exercitam outras habilidades exigidas no mercado, tais como o trabalho em equipe, a criatividade e a liderança”, afirmou.

Após a apresentação, foram entregues placas de homenagem aos parceiros do projeto, tais como professores, gestores e empresas que apoiam e reconhecem a importância de seu desenvolvimento.