Formandos da Uema recebem o grau em cerimônia solene


Por em 6 de abril de 2014



Realizada na última sexta-feira (4), a solenidade de Outorga de Grau da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), referente ao segundo semestre de 2013, graduou cerca de 200 novos profissionais. A cerimônia reuniu familiares e amigos dos formandos na Fábrica de Recepções, localizada no Olho D’Água, em São Luís.

A sessão solene foi presidida pelo reitor José Augusto Silva Oliveira, com a presença do vice-reitor Gustavo Pereira da Costa; dos pró-reitores de Planejamento, Antônio Pereira e Silva; de Administração, Walter Canales Sant’Ana; de Pesquisa e Pós-graduação, Porfírio Candanedo Guerra; de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha; e de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins Ferreira.

Assim como os diretores de centros, Francisca Neide Costa, de Ciências Agrárias (CCA); Andrea de Araújo, de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), Jorge de Jesus Passinho e Silva, de Ciências Tecnológicas (CCT); e José Antônio Ribeiro de Carvalho, de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA); bem como da coordenadora geral do Núcleo de Tecnologias para a Educação (UemaNet), Ilka Márcia Sousa Serra.

Também participaram da ocasião o professor João Francisco Batalha, representando a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (Seduc), e o professor Sofiani Labidi, presidente da Academia Maranhense de Ciências.

A cerimônia conferiu grau aos formandos dos cursos de Administração (Bacharelado), Agronomia (Bacharelado), Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura), Direito (Bacharelado), Engenharia Civil (Bacharelado), Engenharia de Pesca (Bacharelado), Engenharia de Produção (Bacharelado), Engenharia Mecânica (Bacharelado), Física (Licenciatura), Curso de Formação Pedagógica de Docentes, Geografia (Bacharelado e Licenciatura), História (Licenciatura), Letras (Licenciatura), Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Matemática (Licenciatura), Medicina Veterinária (Bacharelado), Medicina (Bacharelado), Pedagogia (Licenciatura), Química (Licenciatura) e Zootecnia (Bacharelado).

Parabenizando os concluintes, o reitor José Augusto ressaltou a honra em entregar à sociedade mais uma parcela de profissionais qualificados: “Rejubilemo-nos, toda a comunidade acadêmica da Uema, pela nobre missão cumprida de oportunizar a formação de tantos profissionais, direcionando-os ao caminho da verdadeira cidadania”, pontuou.

 Em seguida, fez votos de sucesso e aconselhou os formandos sobre o exercício da ética e a valorização do diploma recebido: “Se, por um lado tenho a convicção de que estão aptos a alcançar seus objetivos e a concretizar seus ideais, por outro, tenho a certeza da responsabilidade social de sua formação. Por isso, vos peço: façam da ética e da justiça suas vestiduras talares de honra e jamais abandonem os valores da verdade e da vida, trabalhando para o bem comum e mantendo vivo o entusiasmo deste momento”, acrescentou.

Emocionada com a conclusão de mais uma etapa, a formanda Thaís Cristina Rabelo Aroucha, do Curso de Engenharia de Produção, manifestou sua alegria e o sentimento de vitória: “É a realização de um sonho, a consolidação de todo o esforço que tivemos ao longo desses cinco anos de graduação. A Uema nos proporcionou uma experiência enriquecedora, fruto da dedicação dos nossos professores, diretores de cursos e de toda a comunidade acadêmica. Iniciaremos nossa trajetória profissional com a consciência de que temos muito a contribuir com a sociedade”, declarou.



Últimas Postagens