Grupo de Genética e Conservação incentiva alunos de Ensino Médio à pesquisa científica

Por em 1 de abril de 2014

Integrando as atividades do Grupo de Estudos em Genética e Conservação (GGC), do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o projeto “Biodiversidade: das moléculas aos ecossistemas”, tem o objetivo de proporcionar a alunos de Ensino Médio, o contato com as ações de pesquisa em genética e conservação biológica. É uma forma de estimular o interesse desses estudantes pelas ciências e difundir o conhecimento produzido pelo GGC.

Financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o trabalho foi iniciado no mês de março e estende-se até outubro, sob a coordenação da professora Ligia Tchaicka, do Departamento de Química e Biologia. No total, cinco escolas de São Luís – dentre eles, Liceu Maranhense, Colégio Vinícius de Moraes e Colégio São Vicente de Paulo – participarão do projeto, com realização de diagnóstico inicial sobre o ensino de ciências nessas instituições.

“Depois dessa primeira etapa, os alunos discutirão temas relacionados à genética na atualidade, por meio de oficina. A partir de então, os participantes definirão temas para desenvolverem um projeto de pesquisa, visando à participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a ser realizada em outubro”, explica Ligia Tchaicka, coordenadora do trabalho.

Os estudantes envolvidos também serão convidados a uma visita ao Campus Paulo VI, para conhecerem os laboratórios e as pesquisas desenvolvidas na Universidade.

Sobre o GGC – O Grupo de Estudos em Genética e Conservação começou suas atividades no ano de 2008, por iniciativa de professores e alunos do Curso de Ciências Biológicas.  Com a realização de pesquisas na área, buscaram criar um espaço de discussão e elaboração de propostas conjuntas.

Sua principais linhas de pesquisa estão relacionadas ao uso de marcadores moleculares para avaliação da diversidade genética, à popularização da ciência e educação científica, e à conservação biológica e ambiental.

Atualmente, o GGC é composto por alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores. Conta ainda com a parceria da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Puc-RS), Universidade Federal do Pará (Ufpa) e Universidade Federal do Maranhão (Ufma).