I Simpósio de Tecnologia do Pescado debate sobre inovação e sustentabilidade

Por em 10 de abril de 2014

Com o tema “Inovando com Sustentabilidade”, o I Simpósio de Tecnologia do Pescado teve sua abertura oficial realizada na noite de ontem (09), no auditório do Curso de Ciências Biológicas. A cerimônia contou com a participação de professores, alunos e autoridades da Universidade Estadual do Maranhão, que deram boas-vindas aos participantes do evento pioneiro em Tecnologia do Pescado na Uema.

Estiveram presentes na solenidade, a diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Francisca Neide Costa, que, na ocasião, representou o reitor José Augusto Oliveira; a presidente da comissão organizadora do simpósio, Elaine Cristina Santos; o diretor do Curso de Engenharia de Pesca, Aroldo Gomes Barroso; o representante da Secretaria de Pesca e Agricultura do Estado do Maranhão, José de Ribamar Rodrigues Pereira; a professora Lílian Viana Teixeira, da Universidade Federal de Minas Gerais; o diretor do Crea Jr., Francisco Torres; e o aluno Dartian Sousa Nunes, membro da Comissão Organizadora do evento.

A professora Francisca Neide Costa, na sua fala, disse aos alunos que as oportunidades oferecidas em eventos como este não podem ser desperdiçadas. “Esta é uma ocasião para que o Curso de Engenharia de Pesca tenha visibilidade perante a sociedade e aos próprios estudantes. É um momento em que vocês poderão trocar experiências e estabelecer contato com diversos pesquisadores. O Simpósio de Tecnologia do Pescado só traz engrandecimento no que diz respeito à pesquisa e ao ensino na universidade”, pontuou.

A coordenadora geral do evento, Elaine Cristina, explicou que o Simpósio é voltado para o aproveitamento integral do pescado, visto que o Maranhão é um grande produtor e, por vezes, faltam orientações sobre o que fazer com o resíduo. “A maioria das nossas palestras está voltada para o aproveitamento de todo o pescado, desde o filé até o resíduo dessa filetagem. Por isso, a escolha do tema ‘Inovando com Sustentabilidade’, para que possamos trazer as inovações tecnológicas dentro dessa área da Tecnologia do Pescado, e com o aproveitamento integral, minimizando o resíduo que é lançado no ambiente.

Elaine destacou, ainda, que a discussão sobre a tecnologia do pescado já é uma necessidade no estado. “A Tecnologia do Pescado já é uma necessidade aqui no Maranhão, é uma área que não recebe muita atenção. Visa-se muito a produção, o melhoramento genético, mas antes de chegar à mesa do consumidor, ele tem que passar por processos de conservação e de durabilidade”, afirmou.

Para o diretor do Curso de Engenharia de Pesca, Aroldo Barroso, o encontro possibilita que alunos e pesquisadores possam se desdobrar em uma área que ainda é distante na Engenharia de Pesca. “Vamos juntos trabalhar para que o nosso curso seja bem dotado em todas as áreas, para que a Tecnologia do Pescado seja, também, bastante explorada”.

O I Simpósio de Tecnologia do Pescado estende-se até à próxima sexta-feira (11), e conta com minicursos, mesas redondas, palestras e apresentações de trabalhos. A programação é aberta a toda comunidade acadêmica e comunidade externa à instituição, fortalecendo o Curso de Engenharia de Pesca e o profissional em nível regional e nacional, na área de Tecnologia do Pescado, com palestrantes advindos de vários estados do Brasil.