O pesquisador Antônio Martins recebe título de Doutor Honoris Causa da Uema

Por em 25 de abril de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) concedeu, em solenidade na noite dessa quinta-feira (24), na Academia Maranhense de Letras – Rua da Paz, Centro, o título de Doutor Honoris Causa ao professor Antônio Martins de Araújo.

A cerimônia foi conduzida pelo reitor José Augusto Silva Oliveira, presidente do Conselho Universitário (Consun), acompanhado do vice-presidente do Consun, Gustavo Pereira da Costa e dos conselheiros Porfírio Candanedo Guerra (PPG), Walter Canales Sant’ana (PRA), Maria Auxiliadora Cunha (PROG), Antônio Pereira e Silva (Proplan); Vânia Lourdes Martins Ferreira (Proexae); Andréa de Araújo (Cecen) e José Antônio Ribeiro (CCSA); do presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Benedito Buzar; do Doutor Honoris Causa pela Uema, Jomar Moraes; acadêmicos da AML, convidados e familiares do homenageado.

Em sua fala, Antônio Martins de Araújo, emocionado, agradeceu aos amigos e familiares presentes e apresentou relatos de sua trajetória de vida que, com perseverança e obstinação, construíram seu legado de conhecimento. E destacou: “Esse título muito me envaidece, agradeço a todos que, com atenção e paciência me escutaram. É uma honra ter conversado com meus conterrâneos”.

Em seu discurso, o professor José Augusto saudou a todos os presentes e afirmou: “A outorga do grau de Doutor Honoris Causa, por parte da universidade, representa, sempre, a escolha de uma individualidade ilustre, pela sua personalidade e pela sua postura de vida, pela sua obra e pelo seu saber e sabedoria e pela contribuição para o bem comum. A chegada, do doutor Antônio Martins à Uema constitui um marco indelével na história da instituição, o que é motivo de regozijo e honra para nós”.

E finalizou: “A casa do conhecimento é vossa, doutor Antônio Martins de Araújo, a universidade dos maranhenses enriquece-se com a vossa inteligência. Sede, portanto, bem-vindo a iluminá-la com luzes de vosso saber”.

A apresentação do Antônio foi feita pela diretora do Curso de Letras da Uema, Creusimar Leitão Siqueira, que discorreu sobre as várias facetas do imortal, escritor, professor e pesquisador Antônio Martins de Araújo, que é graduado em letras neolatinas, em ciências jurídicas e doutor em Letras Vernáculas pela UFRJ. O professor Antônio também é presidente da Academia Brasileira de Filologia e, além disso, é membro da Academia Maranhense de Letras, do Conselho Editorial da Revista do Centro de Estudos de Niterói, RJ; do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (seção do Rio de Janeiro) e do Núcleo Internacional de Estudos Camonianos (NIEC / RJ).

Entre suas principais obras estão: Arthur Azevedo – a Palavra e o Riso, Noel Rosa – Língua e Estilo (em parceria com Castelar de Carvalho) e A Herança de João de Barros e Outros Estudos. Pela Global Editora, selecionou e prefaciou Melhores Contos de Artur Azevedo.

• Últimas Postagens