Participantes elogiam II Colóquio Internacional e I Simpósio em História Contemporânea

Por em 10 de abril de 2014

Mais uma manhã de intensa movimentação no prédio do Curso de História no Centro Histórico. Várias palestras continuam sendo apresentadas durante o II Colóquio Internacional e I Simpósio em História Contemporânea.

Participantes de várias instituições, cidades, estados e, até mesmo países, reúnem-se nesses 4 dias de aprendizagem. Para o estudante Tiago Rodrigues Frota, do 5º período de História, da Universidade Federal do Piauí, é momento muito rico engrandecedor. “Acho de extrema importância debater a ditadura civil militar, o Colóquio está me proporcionando grandes conhecimentos, os palestrantes são muito bons, as discussões e os debates feitos só vem a engrandecer o nosso conhecimento como um todo”.

A estudante do Mestrado em Cultura e Sociedade da Ufma e egressa do Curso de História da Uema, Dayse Marinho Martins, afirmou que desenvolveu sua prática de apresentação de trabalhos em eventos da Uema. “Vejo que neste momento é um tema diferenciado. Acredito que a Uema colabora de forma decisiva para nossa formação enquanto graduandos, na questão da pesquisa, quando realiza esses trabalhos e aqui não tem sido diferente, fazemos muito intercambio de informações com profissionais e estudantes de outros locais.

O Colóquio é organizado em parceria com o Laboratório de Estudos sobre os Militares na Política (Lemp/UFRJ), o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial-Regional (PPGDSR-Uema), e Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas. As palestras e mesas redondas giram em torno da temática “O colapso das ditaduras: rupturas e continuidades”.