Pró-reitor da Uema participa do lançamento do programa ?Maranhão com Ciência?


Por em 3 de abril de 2014



O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Porfírio Guerra, participou da solenidade de lançamento do programa “Maranhão com Ciência”, realizada na tarde de ontem (02), no Palácio Henrique de La Rocque. O projeto é desenvolvido pela Universidade Virtual do Maranhão (Univima), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec).

Participaram do lançamento o secretário da Sectec, José Costa; o secretário adjunto da Sectec, José de Ribamar Torres; a vice-reitora da Univima, Marize Carvalho; o reitor em exercício do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Carlos César; a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa Científica do Maranhão (Fapema), Rosane Guerra; o assessor especial de projetos da Sectec e idealizador do Programa, Leonardo Evangelista; o gestor do Colégio Militar 2 de Julho, Major José Cláudio Bezerra, e a estudante Jaqueline de Souza Lima, representando os estudantes das escolas presentes.

Segundo Leonardo Evangelista, o programa tem o objetivo de resgatar o papel da ciência nas escolas: “Buscamos levar não apenas conhecimento, como também ferramentas para que possam ser desenvolvidos projetos nas diversas áreas, integrando academia e escola”.

De acordo com o secretário José Costa, o programa visa motivar os estudantes para o estudo das ciências resgatando o interesse do estudante por áreas como a biologia, química e física, motivando os alunos a estudar ciência. “O Maranhão com Ciência se desenvolve em diferentes ações, uma delas é o Clube da Ciência na escola, onde vamos ter um professor articulador que vai fazer o relacionamento do clube com a coordenação do projeto”, destacou.

O programa "Maranhão com Ciência" foi definido como uma importante ferramenta pedagógica para o estudo das ciências. O programa alia às práticas pedagógicas tradicionais, o experimento em laboratórios e a pesquisa de campo.

O programa será desenvolvido em etapas. Segundo o idealizador do projeto, Leonardo Evangelista, serão desenvolvidas ações específicas como a formação e articulação de conteúdos voltados para as escolas. Será promovida uma formação especializada para os professores multiplicadores que serão denominados de Professores Articuladores Regionais (PAR).

Será realizada ainda a feira itinerante (Ciranda da Ciência) e o Fórum Regional de Ciências do Maranhão, evento que reunirá os melhores projetos desenvolvidos pelos clubes da ciência instalados no estado.



Últimas Postagens