Proexae realiza ?Roda de Conversa? da Uniti

Por em 29 de abril de 2014

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) promoveu, no auditório de Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), uma Roda de Conversa da Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti).

O tema abordado foi “A violência contra o idoso”, proferida pela assistente social, presidente do Conselho Estadual do Idoso (Cedima) e coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção a Violência Contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), do Núcleo da Defensoria Pública do Estado, Isabel de Fátima Amorim Gonzalez Lopizic.

Na oportunidade, Isabel apresentou os diversos tipos de violência contra o idoso, tais como: abandono, violência psicológica, simbólica, negligência, autonegligência, violência física e sexual. Além disso, destacou os crimes mais comuns cometidos, como: discriminação, negar acolhimento, apropriar-se ou desviar bens, entre outros. A presidente concluiu a palestra com a apresentação de dados, dos atendimentos realizados em 2013, na Defensoria Pública do Estado de violência contra o cidadão idoso.

“Precisamos desenvolver uma cultura de respeito e para isso, é preciso denunciar essa violência, para superar esses dados apresentados”, concluiu Isabel Gonzalez.

A Roda de Conversa faz, parte de um projeto desenvolvido pela Proexae, para que os alunos da Uniti, possam partilhar conhecimentos em encontros com abordagem de temas voltados para a terceira idade. A cada novo encontro, um novo tema escolhido pelos alunos da Uniti, será debatido.