Professor da Uema reúne-se com Sedinc para discutir Atlas Eólico e Solarimétrico

Por em 28 de abril de 2014

Aconteceu na manhã da última sexta-feira (25), uma reunião entre o coordenador do Núcleo de Energias Renováveis da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Hamilton de Jesus Almeida e o secretário de Estado de Indústria e Comércio (Sedinc), Maurício Macedo, na sede da Secretária, para discutirem a criação do Atlas Eólico e Solarimétrico do Estado do Maranhão.

Estiveram presentes também o secretário adjunto de Estado de Desenvolvimento Econômico, David Fernandes, o professor da UFRJ e Colaborador do Núcleo de Energias Renováveis da Uema, Raad Qassim e a palestrante convidada, Dayane Carneiro, diretora da Empresa Energo – Engenharia e Consultoria em Energias – do Estado do Ceará, que apresentou, na oportunidade, a metodologia para o desenvolvimento do Atlas maranhense.

Durante a apresentação, Dayane Carneiro expos a experiência do Ceará no uso de energias alternativas. Ela explicou que o atlas é uma das ferramentas que dão diretrizes para o investidor fazer o primeiro levantamento de áreas a serem estudadas e exploradas para, em seguida, implantar projetos, dentro de sistemas como leilões da Empresa de Pesquisas Energéticas e, poder até mesmo, competir no mercado livre de energia.

Na parte da tarde, foi realizada uma visita técnica ao campus Paulo VI, onde estiveram no Núcleo Geoambiental, na Unidade de Avaliação Tecnológica de Dendê e no Instituto de Pesquisa Espacial.