Reitor visita Fazenda Escola e Hospital Veterinário na Uema

Por em 2 de abril de 2014

Na manhã desta quarta-feira (02), o reitor José Augusto Silva Oliveira, junto a uma comissão de professores, visitou a Fazenda Escola e o Hospital Veterinário do Centro de Ciências Agrárias (CCA), no campus Paulo VI.

Participaram da visita a diretora do CCA, Francisca Neide Costa; a gerente da Fazenda Escola, Ariadna Rocha; o diretor do Hospital Veterinário, Arnodson Campelo; o diretor do Curso de Medicina Veterinária, Ricardo Chaves; a professora Elaine Santos, do Curso de Engenharia de Pesca; a professora Ana Maria da Silva Araújo, diretora do Curso de Agronomia.

Na Fazenda Escola, onde se desenvolve projetos de apoio à pesquisa e à extensão, foram apresentadas diversas atividades realizadas em seu espaço que, conforme explicou a diretora Ariadna Rocha, é um ambiente de capacitação e prática aos alunos da área das Ciências Agrárias.

O reitor José Augusto conheceu, ainda, as obras de ampliação das instalações da Fazenda, que abrigarão laboratórios, salas de aula e sala de reunião. Entre os espaços, foram apresentados dois viveiros; e as unidades de produção vegetal (que abrigam as hortas, fruticulturas, plantas medicinais, a área de reflorestamento, entre outras).

No Hospital Veterinário, que passa por reforma, o diretor Arnodson Campelo apresentou à comitiva o setor de imagem, com novas salas para raio x, de ultrason, além da ala de oftalmologia. O ambulatório, o consultório e a sala de recuperação também passam por reforma que, de acordo com o professor Arnodson, poderá realizar, quando inaugurado, 8 cirurgias ao mesmo tempo.

Para o reitor José Augusto, a visita foi de grande importância e todos devem tomar conhecimento desse espaço que o Centro de Ciências Agrárias dispõe. “Este é um esforço conjunto da administração da Uema, dos professores e dos alunos, no sentido de otimizarmos algumas áreas ocupando-as, com projetos relevantes para a Universidade Estadual do Maranhão e, de maneira especial, os laboratórios que geram a pesquisa acadêmica e científica, com os resultados que vêm atender às necessidades da sociedade maranhense”, disse o reitor, acrescentando que não foi possível visitar toda a estrutura que o Centro possui. “Nossa intenção é contribuir para que o CCA continue crescendo e se consolidando como um Centro de referência”, conclui o professor.